O que entra no cálculo de custeio por absorção?

Índice

O que entra no cálculo de custeio por absorção?

O que entra no cálculo de custeio por absorção?

Custeio por absorção ou custeio integral é um método de gestão que considera todos os custos de uma empresa. Nesse caso, todo e qualquer custo de produção, fixos e variáveis, diretos e indiretos, são incluídos no cálculo.

Como é feito o custeio por absorção?

O próprio nome do método de custeio por absorção deixa claro o que precisa ser feito: garantir que cada produto absorva uma parcela dos custos diretos e indiretos relacionados à fabricação. E o fator fundamental para a utilização do método de custeio por absorção está na correta distinção entre custos e despesas.

Como aplicar o custo por absorção?

A exemplo do que fizemos com o Método de Custeio Variável, vamos entender na prática como aplicar o Custo por Absorção. Para isto, vamos imaginar que nossa pequena fábrica de chocolate tenha R$ 18.500 de Custos Fixos, conforme imagem abaixo: Veja que estamos falando de Custos Fixos, mas todos ainda são relacionados à produção.

Qual o fator fundamental para a utilização do método de custo por absorção?

E o fator fundamental para a utilização do Método de Custeio por Absorção está na correta distinção entre Custos e Despesas. Apenas os desembolsos relativos aos produtos vendidos (sejam eles diretos ou indiretos) deverão ser alocados no Custo dos Produtos Vendidos.

Quais são os cálculos feitos pelo método de custeio ABC?

Mas é importante ressaltar que os cálculos feitos pelo método de custeio ABC não são aceitos pela legislação societária e fiscal. Portanto, eles devem ser usados para a gestão e o controle interno da empresa, o famoso “gerencial”. Como consequência, auxiliarão no gerenciamento orçamentário e na prestação de contas também.

Postagens relacionadas: