Como calcular o volume de concreto de um pilar?
Como calcular o volume de concreto de um pilar?
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Como fazer o cálculo do volume de concreto?
Para realizar o cálculo do volume de concreto a partir da área superficial do elemento estrutural é muito simples, basta multiplicar a área pela espessura, para uma laje de 80 m² de área com 10 cm de espessura basta fazer 80 x 0,10 = 8 m³.
Como calcular o volume de concreto da Laje?
Calcular o volume de concreto que será utilizado na laje ajuda em um melhor planejamento da obra. Antes de qualquer coisa, é preciso fazer o cálculo de volume de concreto da laje. Para isso, você pode usar uma fórmula de volume para objetos prismáticos, que é V = A x E, sendo V = Volume, A = Área da laje e E = Espessura da laje em m³.
Como calcular a área de concreto necessária?
Aplicando agora a formulação para estimar a área de concreto necessária, teremos: Para um concreto com resistência característica de 25 MPa, o denominador da equação acima e a área estimada serão: Como sabemos que a menor dimensão do pilar foi adotada como 14 cm, resta apenas o cálculo da outra dimensão:
Como calcular a quantidade necessária de concreto?
Bem, se o profissional não souber como chegar a essa resposta, então ele não poderá calcular a quantidade necessária de concreto. para cilindros = Pi x R² x H = 3,1416 x raio ao quadrado x altura. para prismas triangulares = ½ bh x 1 = ½ x comprimento da base de uma das faces triangulares x altura x comprimento do prisma.