O que morria para Hegel?

Índice

O que morria para Hegel?

O que morria para Hegel?

Kojève opera uma humanização do nada hegeliano: o ser humano traz o nada, o vazio, a morte para a natureza, onde ele não existia; ele é a "morte que vive uma vida humana".

Quando Hegel morreu?

14 de novembro de 1831 Georg Wilhelm Friedrich Hegel/Data de falecimento

Como foi a vida acadêmica de Hegel?

Os primeiros escritos de Hegel versaram sobre assuntos teológicos, mas ao concluir o curso, Hegel não seguiu a carreira eclesiástica, preferiu se dedicar ao estudo da literatura e da filosofia grega. Em 1796, Hegel mudou-se para Frankfurt, onde Hölderlin lhe conseguiu um lugar de preceptor.

Quais os principais conceitos de Hegel?

Pensamento de Hegel

  • Idealismo. O idealismo é uma maneira de explicar que as coisas reais que existem são determinadas por uma ideia universal anterior. ...
  • Estado. Ao invés de estudar Estados concretos em suas particularidades, Hegel tenta analisar o que é o Estado, ou seja, a sua ideia universal. ...
  • Racional e real. ...
  • Dialética.

Em qual período Hegel viveu na Alemanha?

Hegel viveu no meio da era da Revolução. Sua filosofia possuía um caráter revolucionário e a instabilidade daquele momento era visível também em sua vida. Quando trabalhava na Fenomenologia do espírito, entre 18, ele manteve um relacionamento com Christina Burkhardt, com quem teve um filho ilegítimo.

Como Hegel enxerga a filosofia de Kant?

Segundo Hegel, Kant sucumbe ao dualismo do sujeito e do objeto e, portanto, falha em sua missão crítica da razão, do Iluminismo e da própria modernidade. Kant postula que as determinações conceituais do sujeito pensante não podem jamais ser conhecidas como sendo aquelas do próprio ser.

Qual evento histórico foi presenciado por Hegel?

Fascinou-se com a democracia na Grécia antiga, por influência do famoso poeta alemão Johann Friedrich Hölderlin, e acompanhou criticamente os desdobramentos da Revolução Francesa (1789), evento que teve grande influência em seus pensamentos.

O que é a teoria de Hegel?

Hegel desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a religião e a filosofia. A teoria afirma que quaisquer contradições e dialéticas podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no Estado.

Como a realidade se desenvolve para Hegel?

A filosofia hegeliana considera o processo e o devir segundo os quais a realidade é o que é pela alienação, pela mediação e pelo trabalho. A realidade é processo do vir a ser, isto é, não é dada, mas vem a ser e, isso, constantemente. Se a realidade está sempre vindo a ser é porque ela nunca é definitivamente.

O que é o idealismo hegeliano?

O idealismo de Hegel é compreendido como idealismo absoluto. O pensador afirma que a transformação da razão e de seus conteúdos é movida pela própria razão. Para Hegel, o mundo é uma ideia, assim como tudo que nele existe.

Postagens relacionadas: