Qual o peso por metro quadrado de uma laje maciça?
Qual o peso por metro quadrado de uma laje maciça?
Para se ter uma noção, lajes maciças de 10cm de espessura suportam com segurança a grosso modo 250kgf/m², portanto não é surpresa quando ouvimos uma notícia que uma laje caiu devido ao excesso de pessoas.
Como calcular uma laje maciça?
Peso próprio
- A fim de calcularmos o peso próprio, basta multiplicar a espessura da laje pelo peso específico do concreto armado, que de acordo com a ABNT/NBR: 6120 (2019) vale 25 k N / m 2 \mathrm{25 \; kN/m^2} 25kN/m2.
- g 1 = h ⋅ γ c \mathrm{g_1 = h \cdot \gamma_c} g1=h⋅γc.
Quantos quilos suporta uma laje h8 por metro quadrado?
Fornecedores e preço por metro quadrado m2 A laje h8 tem altura de 5 centímetros no concreto, no isopor 11 centímetros e suporte de peso por metro cúbico de 10 a 12 kg. Pode ser utilizada em obras maiores, porém o importante é o espaço entre cada apoio, em que as vigas serão descarregadas nos pilares.
Como fazer o cálculo de lajes maciças?
Para essa publicação, prosseguiremos o cálculo de lajes maciças com as tabelas de Czerny, mas você pode escolher outra de sua preferência. Antes de mais nada, gostaria de destacar os dados de entrada das tabelas: Condições de contorno da laje.
Quais são os valores de lajes maciças?
Só para exemplificar, a tabela abaixo apresenta os valores para obras residências, de acordo com o cômodo da laje. As lajes maciças podem ser ainda divididas em duas situações: lajes armadas em duas direções. Primeiramente, as lajes são consideradas armadas em uma direção quando uma das direções possui pelos menos o dobro da outra.
Quais são as dimensões da Laje maciça?
Além das dimensões da laje maciça, para obtermos os esforços em lajes maciças e então calcularmos a armadura necessária, é necessário definirmos quais as condições de contorno da mesma, ou seja, quais as vinculações que suas bordas estão submetidas. Em resumo, podemos considerar três vinculações possíveis:
Como são executadas as lajes maciças?
Quanto ao processo executivo, as lajes maciças são executadas em basicamente 5 etapas: 1ª Etapa: Alocação das formas e escoramento – as formas podem ser constituídas de madeiras, tábuas, chapas compensadas ou chapas de aço e vão servir como base até que o concreto atinja a resistência especificada.