Como calcular o volume de uma pirâmide triangular regular?

Índice

Como calcular o volume de uma pirâmide triangular regular?

Como calcular o volume de uma pirâmide triangular regular?

O cálculo do volume de uma pirâmide triangular, também chamada de tetraedro, é feito a partir do cálculo da área do triângulo (base) que está no plano. Em seguida, multiplica-se pela altura e divide-se por três.

Como calcular a altura de uma pirâmide triangular regular?

A altura h da pirâmide pode ser obtida como a medida de um cateto de um triângulo retângulo cuja hipotenusa é dada pela altura L=6cm da aresta lateral e o outro cateto Q=2√2 que é a metade da medida da diagonal do quadrado.

Como calcular o volume de uma pirâmide?

O volume de uma pirâmide é dado em função da área de sua base e da altura h, de acordo com a fórmula abaixo: Onde. V → é o volume. A b → é a área da base da pirâmide. h → é a altura da pirâmide. Exemplo 1. Calcule o volume da pirâmide de base quadrada a seguir: Solução: Pela análise da figura, temos que: h = 9 cm.

Como calcular a área da pirâmide?

Solução: Primeiro, vamos calcular a área da base dessa pirâmide. Sabemos que a base da pirâmide é um hexágono regular de 8 cm de aresta. A área do hexágono regular é dada por: Conhecida a medida da área da base da pirâmide, podemos utilizar a fórmula do volume.

Qual a altura de uma pirâmide regular?

(Unifor-CE) Uma pirâmide regular tem 6√3 cm de altura e a aresta da base mede 8 cm. Se os ângulos internos da base e de todas as faces laterais dessa pirâmide somam 1800°, o seu volume, em centímetros cúbicos, é:

Qual a expressão matemática utilizada no cálculo da pirâmide?

Portanto, a expressão matemática utilizada no cálculo do volume da pirâmide é: É importante ressaltar que uma pirâmide pode possuir inúmeras bases. Ela pode ter a base triangular, quadrangular, pentagonal, hexagonal, heptagonal, entre outras. Dessa, o cálculo da área da base está ligado ao polígono correspondente.

Postagens relacionadas: