Como calcular um cone cortado?
Como calcular um cone cortado?
O volume do cone é calculado pelo produto entre a área da base e a medida da altura, e o resultado dividido por três. Lembre-se que o volume significa a capacidade que possui uma figura geométrica espacial. Confira nesse artigo alguns exemplos, exercícios resolvidos e testes de vestibular.
Como descobrir o volume do tronco?
Conhecendo os valores da altura, do raio da base maior e do raio da base menor, é possível calcular o volume do tronco de um cone. Exemplo: Encontre o volume de um tronco de cone que possui altura igual a 6 cm, raio da base maior igual a 8 cm e raio da base menor igual a 4 cm. Use π = 3,1.
Como calcular a capacidade de um cone?
Para encontrar o volume do cone é necessário multiplicar a área da base pela medida da altura, depois dividir o resultado por três.
Como calcular o volume do tronco de pirâmide de base quadrada?
Volume do tronco da pirâmide O melhor caminho para calcular o volume do tronco de uma pirâmide é subtrair do volume da pirâmide o volume do outro sólido formado pela secção transversal.
Como calcular o volume de um cilindro oblíquo?
Vale ressaltar que cones com mesma altura e mesmo raio possuem a mesma área, ou seja, se houver um cone reto de altura h e raio r e um cone oblíquo com mesma altura e raio, o volume deles será o mesmo. O volume é dado pela multiplicação da área da base (como a base é um círculo: ) e a altura dividida por três.