Como calcular o volume do tronco de uma pirâmide?
Como calcular o volume do tronco de uma pirâmide?
O melhor caminho para calcular o volume do tronco de uma pirâmide é subtrair do volume da pirâmide o volume do outro sólido formado pela secção transversal....
- A é a área do tronco;
- AB é a área da base maior;
- Ab é a área da base menor;
- Al é a área lateral da pirâmide.
Como calcular o volume do tronco?
Conhecendo os valores da altura, do raio da base maior e do raio da base menor, é possível calcular o volume do tronco de um cone. Exemplo: Encontre o volume de um tronco de cone que possui altura igual a 6 cm, raio da base maior igual a 8 cm e raio da base menor igual a 4 cm. Use π = 3,1.
Como calcular o volume de uma pirâmide?
O volume de uma pirâmide é dado em função da área de sua base e da altura h, de acordo com a fórmula abaixo: Onde. V → é o volume. A b → é a área da base da pirâmide. h → é a altura da pirâmide. Exemplo 1. Calcule o volume da pirâmide de base quadrada a seguir: Solução: Pela análise da figura, temos que: h = 9 cm.
Como calcular o tronco de pirâmide?
Saiba como calcular o Tronco de Pirâmide e como este assunto pode aparecer nos vestibulares! A Geometria Sólida é uma matéria da Matemática que demanda do aluno tanto a aplicação de fórmulas quanto uma boa noção espacial para a resolução de exercícios.
Qual a base maior de um tronco de pirâmide?
A base maior de um tronco de pirâmide é uma das faces de um cubo de 125 cm 3 de volume. Sabendo que a base menor desse tronco é um quadrado de 2 cm de lado e sua altura é de 9 cm, calcule seu volume. Solução: Como a base maior do tronco é uma das faces de um cubo, sabemos que sua base é um quadrado.
Como calcular a área da pirâmide?
Então, basta multiplicar o número de lados da base pela área de um dos trapézios isósceles para obter a área lateral do tronco da pirâmide. Depois disso, é necessário calcular a área das bases e, por fim, somar as três áreas. Assim, a expressão a seguir deve ser usada para calcular a área do tronco da pirâmide: Não pare agora...