Como calcular a porosidade efetiva?

Índice

Como calcular a porosidade efetiva?

Como calcular a porosidade efetiva?

Divida o volume de poro pelo volume total da amostra. e você terá obtido o valor da porosidade da amostra expresso em forma percentual.

Qual o volume total de uma amostra de solo?

O volume total V(m3m-3) de uma amostra de solo, coletada num anel volumétrico, é dado por π.r2.h, onde ré o raio e ha altura do anel, ambos em metros. Esse volume pode ser subdividido nas frações do volume ocupadas pelos sólidos (Vs, m

Quais são os volumes ocupados no solo?

A água e os gases ocupam o espaço poroso, os vazios entre os sólidos. Definições iniciais Para se ter uma noção da ordem de grandeza dos volumes ocupados no solo pelas três frações, pode-se tomar como base que a metade do volume do solo é ocupada pelos sólidos.

Qual é o volume de uma forma?

O volume de uma forma representa o espaço tridimensional ocupado por ela. Você também pode pensar no volume de um objeto como sendo a quantidade de água (ou ar, areia, etc.) que caberia dentro dele de modo a enchê-lo completamente.

Como calcular o volume de poros?

Assim, é possível calcular o volume de poros assumindo a densidade de solo como resultado de uma média ponderada das densidades de partícula e do ar, desprezando-se a massa de ar. 9.1.3 Material e Equipamentos Cilindros metálicos. Dessecador. Bandeja plástica. Latas de alumínio com tampa. Pano multiuso e tesoura.

Postagens relacionadas: