Como calcular o vértice de uma parábola?

Índice

Como calcular o vértice de uma parábola?

Como calcular o vértice de uma parábola?

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Qual o vértice da parábola?

O vértice da parábola corresponde ao ponto em que o gráfico de uma função do 2º grau muda de sentido. ... Usando um plano cartesiano, podemos traçar o gráfico de uma função quadrática considerando os pontos de coordenadas (x,y) que pertencem a função.

Como utilizar o vértice da parábola?

Com os cálculos realizados anteriormente, podemos perceber que o vértice da parábola (função quadrática) está localizado no ponto (2,-1). Verificamos nesse artigo como utilizar as fórmulas do vértice de uma função de segundo grau, representada por uma parábola.

Qual a fórmula utilizada para o cálculo do vértice?

Existem duas fórmulas que são utilizadas para calcular os dois pontos do vértice: o X do vértice e o Y do vértice da parábola. Para o cálculo do Delta no Y do vértice, temos que utilizar a fórmula de Bhaskara (a mesma utilizada no cálculo de raízes de uma equação de segundo grau ).

Qual o coeficiente da parábola?

Como o coeficiente a da função é positivo (a > 0), a parábola tem concavidade para cima, Então, este ponto será o valor mínimo da função, conforme indicado na imagem abaixo: Portanto, todos os valores assumidos pela função serão maiores que - 4. Assim, f (x) = x 2 + 2x - 3 terá conjunto imagem dado por:

Quais são as coordenadas das parábolas?

Dadas as funções quadráticas abaixo e seus respectivos gráficos, obtenha as coordenadas dos vértices das parábolas. Através do gráfico, é possível compreender que as raízes da função f (x) = x2 + 5x + 4 são x’= – 4 e x” = – 1. Assim, chegamos ao seguinte valor para xv:

Postagens relacionadas: