Qual a fórmula para calcular o volume de um paralelepípedo retângulo?
Qual a fórmula para calcular o volume de um paralelepípedo retângulo?
O volume de um paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser mais prático: comprimento x largura x altura, considerando sempre que as unidades de comprimento das dimensões sejam as mesmas.
Como é calculado o volume do cubo?
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.
Como calcular o volume de um cubo?
Geralmente, em problemas que pedem o valor do volume de um cubo, o comprimento de um dos lados é fornecido. Caso tenha acesso a essa informação, é possível calcular o volume do cubo. Se quiser descobrir o volume na vida real, e não em um exercício de matemática, use uma régua ou fita métrica para calcular essa medida.
Como aumentar o comprimento de um cubo?
Como o comprimento, largura e altura de um cubo são equivalentes, é possível encurtar esse processo elevando qualquer uma dessas medidas à terceira potência. Vamos continuar com o exemplo. Como o comprimento da lateral do cubo mede 2 cm, podemos multiplicar 2 x 2 x 2 (ou 2 3) = 8.
Como calcular o valor da superfície do cubo?
Por exemplo, se você sabe o valor da área da superfície do cubo, tudo o que precisa ser feito para calcular o volume é dividir a área da superfície por 6 e depois calcular a raiz quadrada desse valor para encontrar o comprimento de um dos lados do cubo.
Qual é a área bidimensional de um cubo?
Esta seção apresenta um passo a passo desse processo. A área da superfície de um cubo é obtida pela fórmula 6s2, onde s equivale ao comprimento de um dos lados do cubo. Essa fórmula é praticamente o mesmo que calcular a área bidimensional das seis faces de um cubo e somar esses valores.