Como calcular o ângulo do círculo?
Como calcular o ângulo do círculo?
Analisando a circunferência, o arco formado pelos pontos AB tem amplitude igual à meia circunferência, ou seja, 180º. Como o ângulo C é inscrito, então ele corresponde à metade de 180º, logo o ângulo C é igual a 90º.
Como calcular ângulo excêntrico interior?
Propriedade: o ângulo excêntrico interno possui medida igual à metade da soma dos arcos formados pelos seus lados, ou seja: Exemplo: Determine o valor de α na figura abaixo.
Como calcular o ângulo central do arco?
Divida o ângulo central do arco por 360. Como um círculo tem um total de 360 graus, esse cálculo fornece qual porção do círculo todo é representada pelo setor. Usar essa fórmula permite que você descubra a porção da circunferência representada pelo comprimento do arco.
Como calcular o comprimento do arco?
Quando o ângulo central α é dado em graus, podemos calcular o comprimento do arco através da fórmula abaixo: C = α.π.r / 180º.
Como calcular o comprimento de um arco em radianos?
Assim, para sabermos a medida de um arco em radianos, devemos calcular quantos raios da circunferência são precisos para se ter o comprimento do arco. Portanto: Com base nessa fórmula podemos expressar outra expressão para determinar o comprimento de um arco de circunferência:
Como medir arcos e ângulos?
Na medição de arcos e ângulos, usamos duas unidades: o grau e o radiano. Medidas em grau. Sabemos que uma volta completa na circunferência corresponde a 360º. Se a dividirmos em 360 arcos, teremos arcos unitários medindo 1 grau.