Como calcular a diversidade?

Índice

Como calcular a diversidade?

Como calcular a diversidade?

Uma das formas de quantificação da diversidade é através da contagem das espécies encontradas nas amostras. Dessa forma, a diversidade pode ser considerada a própria riqueza de espécies de determinada área.

O que é índice de diversidade de Shannon?

é um dos diversos índices da diversidade usados para medir a diversidade em dados categóricos. É simplesmente a informação entropica da distribuição, tratamento as espécies como símbolos e o tamanhos da respectiva população como uma probabilidade.

Como interpretar o índice de diversidade de Shannon?

O índice de Shannon (base neperiana) indica que a comunidade B é mais diversa (1,46) que A (1,38). Por outro lado, o índice de Simpson indica que a comunidade A é mais diversa (0,72) que a B (0,71). Isto acontece pois o índice de Shannon dá maior peso a riqueza de espécies do que o índice de Simpson.

Como interpretar Índice de pielou?

O índice de Equabilidade de Pielou é derivado do índice de diversidade de Shannon e permite representar a uniformidade da distribuição dos indivíduos entre as espécies existentes (Pielou,1966). Seu valor apresenta uma amplitude de 0 (uniformidade mínima) a 1 (uniformidade máxima).

Quais são os principais índices de diversidade?

A seguir estão descritos alguns dos principais índices de diversidade: O índice de diversidade de Shannon-Weaver, considera igual peso entre as espécies raras e abundantes. Ele fornece uma ideia do grau de incerteza em prever, a qual espécie pertenceria um indivíduo retirado aleatoriamente da população.

Como calcular a diversidade em uma comunidade?

Tabela 1: Número de indivíduos por espécie em cada comunidade. Para calcular a diversidade Alfa (a composição de espécies em uma comunidade ou habitat homogêneo) e lidar melhor com o tipo de situação exemplificada acima, alguns métodos matemáticos capazes de calcular o índice de diversidade em uma determinada comunidade foram criados.

Qual é o índice de diversidade da floresta?

S = número total de espécies amostradas. H’ = índice de diversidade de Shannon-Weaver. O “ Coeficiente de Mistura de Jentsch ” (HOSOKAWA, 1981), dá uma idéia geral da composição florística da floresta, pois indica, em média, o número de árvores de cada espécie que é encontrado no povoamento.

Qual a diferença entre diversidade e riqueza?

A diversidade não está correlacionada ao número de indivíduos por hectare (densidade) da população, mas sim com conjunto de espécies e com o seu número de representantes. Já a riqueza, destaca o número de indivíduos de determinada espécies.

Postagens relacionadas: