Como se calcular o índice de liquidez?

Índice

Como se calcular o índice de liquidez?

Como se calcular o índice de liquidez?

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

Como calcular índice de liquidez e endividamento?

Para calcular o Índice de Endividamento é preciso saber o total de capital de terceiros (passivos de curto e de longo prazo), e dividir pelos ativos da empresa. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.

Quais são os índices de liquidez da empresa?

Além da liquidez corrente, outros índices que podem ser utilizados para análise são liquidez geral, liquidez seca e liquidez imediata. Todas elas consideram as dívidas de curto prazo (passivo circulante), mas o cálculo leva em conta diferentes aspectos do patrimônio da empresa. A liquidez geral é baseada na soma de todos os direitos da empresa:

Como calcular um índice de liquidez?

Estes indicadores, portanto, indicam a capacidade de pagamento de uma empresa. Eles são calculados através de um quociente que relaciona os valores de seu ativo com os valores de seu passivo. Todas as informações necessárias para calcular um índice de liquidez estão disponíveis no balanço patrimonial da companhia.

Qual o índice de liquidez de uma organização?

Por isso, elas podem ser realizadas da seguinte maneira: Índice de liquidez menor do que 1 – Se essa organização precisasse quitar as suas obrigações a curto prazo, não existiria recursos para tal. Portanto, a saúde financeira de uma organização é diretamente proporcional ao seu índice de liquidez.

Como calcular a liquidez do negócio?

Calcular e compreender corretamente os seus índices financeiros, como o de liquidez, pode ajudar a identificar a real situação do negócio e então definir prioridades. Se a liquidez do negócio é positiva, a saúde financeira está em dia e é possível até pensar em reinvestir para crescer.

Postagens relacionadas: