Como calcular os custos indiretos de produção?

Índice

Como calcular os custos indiretos de produção?

Como calcular os custos indiretos de produção?

Já para calcular os custos indiretos, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto, como aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica, os chamados custos indiretos de fabricação ou CIF.

Como calcular rateio de custos indiretos?

Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).

Como calcular o custo de produção de uma fábrica?

Você pode calcular o custo de produção unitário ou o custo de produção total de uma empresa, dependendo dos seus objetivos. A intenção desse cálculo é avaliar a eficiência da produção de uma fábrica. Por isso, entram no cálculo apenas os valores diretamente relacionados à produção, como a matéria-prima e a energia elétrica.

Quais são os custos indiretos?

É possível dizer ainda que os custos indiretos são aqueles que não podem ser identificados diretamente com o produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou outras formas de atribui-los aos itens custeados.

Quais são os custos indiretos de uma unidade elétrica?

Custos indiretos são valores difíceis de serem atribuídos, como gastos com água e energia elétrica para produzir cada unidade. Por isso, nesse caso, utiliza-se o critério de rateio.

Quais são os custos indiretos dos produtos finais?

Assim, os custos indiretos são incluídos aos produtos finais conforme critérios pré-determinados. Entre eles, mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas usadas para o processo e outros.

Postagens relacionadas: