Como calcular multa e juros de condomínio em atraso?

Índice

Como calcular multa e juros de condomínio em atraso?

Como calcular multa e juros de condomínio em atraso?

Exemplo: Qual o valor de uma taxa condominial de R$ 100,00 pagas com 45 dias de atraso? 100 x 0,000333 x 45 = 1,50 de juros. Soma-se ao valor da taxa condominial que é 100,00: 100 + 1,,50 * 2% = 2,03 de multa.

Como calcular inadimplência de condomínio?

Para calcular a inadimplência de condomínio é preciso dividir o número de condôminos não pagantes pelo total de moradores. Por exemplo: 130 residentes divididos por 10 devedores, resultará em 0,07. Depois, é preciso pegar esse valor e multiplicar por 100 para encontrarmos a porcentagem.

Qual o problema do condomínio atrasado?

Condomínio atrasado? Esse é um problema recorrente. Aliás, um dos principais problemas que ocorrem em condomínios é o aumento da inadimplência de seus condôminos.

Qual a cobrança de taxas de condomínio?

Mais duas notas importantes: a cobrança deve ser feita ao condômino (proprietário), não ao morador; e os juros são cobrados por rata, ou seja, proporcionalmente aos dias de débito em aberto e não cobrados por mês. Nesta seção, falaremos dos principais tópicos envolvendo taxas de condomínio.

Quais são os encargos do condômino que atrasa a cota condominial?

Mas quais encargos cobrar do condômino que atrasa a cota condominial? A legislação que regula o condomínio edilício traz que é DEVER dos condôminos contribuírem para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção.

Será que o condômino pode contribuir para as despesas do condomínio?

Como vimos, a lei é clara ao dispor que é DEVER do condômino contribuir para as despesas do condomínio na proporção da sua fração ideal, salvo disposição em contrário na convenção. Logo, o inadimplemento das cotas condominiais autoriza o ajuizamento de ação judicial por parte do condomínio.

Postagens relacionadas: