Como se calcula o índice de diversidade de Shannon?
Como se calcula o índice de diversidade de Shannon?
Índice de Shannon O índice de diversidade de Shannon (H) é calculado da seguinte maneira¹: onde pi é a proporção de espécies i, S é o número de espécies e b é a base do logaritmo.
Como interpretar Índice de Jaccard?
O Índice de Jaccard é uma medida da similaridade entre dois conjuntos. Por exemplo, se tivermos dois conjuntos A e B, com os seguintes elementos A = {BB; BC; DD; DI; EF} e B = {BB; BD; DD; DF; EF}, podemos calcular o Índice de Jaccard pela intersecção entre esses dois conjuntos divido pela união deles.
Quais são os principais índices de diversidade?
A seguir estão descritos alguns dos principais índices de diversidade: O índice de diversidade de Shannon-Weaver, considera igual peso entre as espécies raras e abundantes. Ele fornece uma ideia do grau de incerteza em prever, a qual espécie pertenceria um indivíduo retirado aleatoriamente da população.
Qual é o índice de diversidade da floresta?
S = número total de espécies amostradas. H’ = índice de diversidade de Shannon-Weaver. O “ Coeficiente de Mistura de Jentsch ” (HOSOKAWA, 1981), dá uma idéia geral da composição florística da floresta, pois indica, em média, o número de árvores de cada espécie que é encontrado no povoamento.
Qual a diferença entre diversidade e riqueza?
A diversidade não está correlacionada ao número de indivíduos por hectare (densidade) da população, mas sim com conjunto de espécies e com o seu número de representantes. Já a riqueza, destaca o número de indivíduos de determinada espécies.
Por que a diversidade pode ser subdividida?
A diversidade pode ser subdividida em dois grupos: Riqueza e Uniformidade. Riqueza refere -se ao número de espécies presentes na flora e/ou, na fauna, em uma determinada área, enquanto que a uniformidade diz respeito a distribuição de indivíduos entre as espécies,em uma área.