Qual a base de cálculo dos juros sobre o capital próprio?

Índice

Qual a base de cálculo dos juros sobre o capital próprio?

Qual a base de cálculo dos juros sobre o capital próprio?

Os juros sobre o capital próprio são calculados mediante aplicação da taxa de juros de longo prazo (TJLP) sobre os valores das contas do patrimônio líquido, exceto a reserva de reavaliação não realizada, ainda que capitalizada.

Como pagar juros sobre capital próprio?

Como você já viu, os JCP são um tipo de lucro distribuído aos acionistas de uma empresa. Portanto, não é possível investir somente em Juros sobre o Capital Próprio. Para estar apto a receber esse benefício, você deve primeiro investir em ações de alguma empresa que pague o JSCP aos seus acionistas.

Como contabilizar juros de capital próprio?

Os JSCP deverão ser calculados sobre as contas do Patrimônio Líquido (PL) do Balanço Patrimonial (BP) das empresas e serão limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Como declarar os juros sobre capital próprio?

No programa da declaração do IR 2021, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Clique em "Novo". Selecione o código "10 - Juros sobre Capital Próprio". Informe o "nome da fonte pagadora", "CNPJ" da empresa que pagou os juros e o "valor" total pago em 2020.

Quais são os juros sobre capital próprio?

Por outro lado, como falamos, os Juros sobre Capital Próprio são uma espécie de artifício contábil utilizado pelas empresas. Por serem categorizados como despesa, o valor dos JCP é deduzido do lucro antes do desconto do IR. Logo, as empresas pagam menos impostos ao remunerar os investidores dessa forma.

Quais são os juros sobre o capital social?

Os juros sobre o capital social estão sujeitos à incidência do imposto de renda na fonte, à alíquota de 15%, na data do pagamento ou crédito, os quais terão o seguinte tratamento no beneficiário (RIR/1999, art. 347):

Quais são as taxas de juros?

Sobre as taxas, utilizamos a fórmula: (1+ taxa de juros) 1/12. Com os valores acima a fórmula é aplicada da seguinte maneira (1 + 0,06) 1/12. Observando que utilizamos a taxa na forma decimal e não em percentual. Nesta aplicação chegamos ao valor de 1,0049 o qual será tratado como demonstramos a seguir:

Como funciona o pagamento dos juros?

Porém o pagamento dos juros fica condicionado à existência de lucro antes da dedução dos juros, ou de lucros acumulados e reservas de lucros em saldo igual ou superior em duas vezes os juros a serem pagos ou creditados (Art. 347 do RIR/99 e MAFON). 2. Cálculo

Postagens relacionadas: