Como fazer o cálculo do número do CPF?

Índice

Como fazer o cálculo do número do CPF?

Como fazer o cálculo do número do CPF?

No caso do CPF, o DV módulo 11 corresponde ao resto da divisão por 11 do somatório da multiplicação de cada algarismo da base respectivamente por 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e 0, a partir da unidade.

Quais são os 3 primeiros dígitos do CPF?

A Região Fiscal onde é emitido o CPF (definida pelo nono dígito) tem as seguintes identificações:

  • 1 – DF, GO, MS, MT e TO.
  • 2 – AC, AM, AP, PA, RO e RR.
  • 3 – CE, MA e PI.
  • 4 – AL, PB, PE, RN.
  • 5 – BA e SE.
  • 6 – MG.
  • 7 – ES e RJ.
  • 8 – SP.

O que são os dígitos do CPF?

O número de inscrição no CPF é composto de onze dígitos decimais, sendo os oito primeiros aleatoriamente designados no momento da inscrição. Já o nono (antepenúltimo) dígito indica a região fiscal responsável pela inscrição. ... ª Região Fiscal, o algarismo zero é utilizado como nono dígito.

Como calcular o primeiro dígito do CPF?

Calcular o primeiro dígito verificador utilizando os 9 primeiros dígitos do CPF ( ver abaixo) Calcular o segundo dígito verificador utilizando os 9 primeiros dígitos e o primeiro dígito verificador Verificar se os 2 dígitos encontrados são iguais aos 2 últimos dígitos do CPF

Como funciona o cálculo do CPF?

O cálculo de validação do CPF é bem direto. Ele funciona através de pesos associados a cada número e uma divisão pelo número primo 11 ao final. Vamos vê-lo em etapas. Começamos utilizando os 9 primeiros dígitos multiplicando-os pela sequência decrescente de 10 à 2 e somamos esse resultado.

Como multiplicar os 9 primeiros dígitos do CPF?

A partir dos 9 primeiros dígitos do CPF, multiplica-se cada dígito por um número, começando por 1 e incrementando para cada dígito. Para o CPF 123.456.789-09, ficaria assim: Divide-se essa soma por 11. O resto é o primeiro dígito verificador . Caso o resultado seja 10, usa-se 0 como dígito verificador.

Qual o número de dígitos verificadores do CPF?

Caso o resto da divisão seja menor que 2, o nosso primeiro dígito verificador se torna 0 (zero), caso contrário subtrai-se o valor obtido de 11, que é nosso caso. Sendo assim nosso dígito verificador é 11-8, ou seja, 3 (três). Já temos portanto parte do CPF, confira: 111.444.777- 3 X.

Postagens relacionadas: