Como calcular resistores em paralelo?
Como calcular resistores em paralelo?
Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
- corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
- resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
- resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
- lei de Ohm: U = R . i.
Como fazer o cálculo de resistores?
Antes de executar qualquer projeto eletrônico é necessário fazer o cálculo de resistores, o que pode gerar muitas dúvidas. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica mostra neste artigo como realizar o cálculo de resistores para um simples circuito com LED`s.
Qual a tensão dos resistores?
E pelos resistores está passando uma corrente elétrica (i). Isso nos diz que: Caso você tenha apenas dois resistores em paralelo, pode usar a seguinte fórmula: Req = (R1 . R2)/ (R1 + R2) E sobre a tensão, já vimos que ela é igual em todos os resistores.
Qual o resistor de um circuito elétrico?
Quando colocados nos circuitos elétricos, eles têm o objetivo de limitar a corrente que atravessa o circuito. Porém, nem sempre podemos encontrar um resistor com a resistência que precisamos, mas podemos fazer uma combinação de resistores para obter um valor equivalente ao necessário.
Qual a resistência total de um circuito em paralelo?
Assim como a associação de resistores em série, a em paralelo tem suas características. Veja! quanto mais resistores estiverem em um circuito, menor é a resistência total — isso nos diz que a resistência total do circuito é menor do que a resistência de qualquer resistor.