Como funciona prejuízo fiscal?
Índice
- Como funciona prejuízo fiscal?
- Qual a diferença entre saldo negativo e prejuízo fiscal?
- Como compensar o prejuízo fiscal?
- Como aproveitar o prejuízo fiscal?
- Como compensar o prejuízo fiscal?
- Qual a apuração do prejuízo fiscal?
- Como compensar os prejuízos fiscais?
- Será que o prejuízo fiscal do ano seguinte pode ser deduzido?
Como funciona prejuízo fiscal?
Conforme previsto na legislação o prejuízo fiscal é o oposto do lucro real, ou seja segundo o Regulamento do Imposto de Renda, em seu artigo 247, lucro real é o lucro líquido do período de apuração, ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo próprio regulamento.
Qual a diferença entre saldo negativo e prejuízo fiscal?
Ou seja, sendo verificado prejuízo fiscal pelo valor negativo após os ajustes contábeis, tal valor negativo é reservado para futura compensação com os lucros efetivamente obtidos em períodos subsequentes, reduzindo, com isso, o calculo do IRPJ/CSLL a ser pago posteriormente.
Como compensar o prejuízo fiscal?
O prejuízo a compensar é o apurado na demonstração do lucro real e será compensado com o lucro líquido ajustado pelas adições, exclusões previstas na legislação, observado o limite de 30% (trinta por cento); independe, portanto, da existência de lucro ou prejuízo contábil na escrituração comercial do contribuinte.
Como aproveitar o prejuízo fiscal?
A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. O prejuízo fiscal compensável é aquele apurado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR.
Como compensar o prejuízo fiscal?
A compensação desse prejuízo é efetuada com lucros e/ou reservas contábil em períodos futuros. O prejuízo fiscal, por sua vez, é o resultado negativo decorrente da apuração do lucro real e compensável com lucros reais posteriores.
Qual a apuração do prejuízo fiscal?
A apuração do prejuízo fiscal parte do resultado do exercício assinalado no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR), depois que foram realizadas todas as adições, exclusões e compensações pertinentes. Se mesmo com todos os ajustes contábeis o resultado apurado apresentar valor negativo, fica evidenciado o prejuízo fiscal, ...
Como compensar os prejuízos fiscais?
A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. O prejuízo fiscal compensável é aquele apurado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR. Entretanto, a compensação de tais prejuízos é ...
Será que o prejuízo fiscal do ano seguinte pode ser deduzido?
Este prejuízo fiscal do ano em que a empresa muda a sua estrutura acionista/societária em mais de 50%, pode ser deduzido no ano seguinte, caso a empresa apresente lucro tributável?