Como calcular pró-labore dos sócios?
Índice
- Como calcular pró-labore dos sócios?
- Qual o valor mínimo para retirada de pró-labore?
- O que incide sobre o pró-labore Simples Nacional?
- Como pagar pró-labore?
- Como deve ser a retirada dos sócios?
- O que incide sobre o pró-labore?
- Quais encargos incidem sobre pró-labore?
- Quanto Custa o pró-labore no Simples Nacional?
- Como calcular o pró-labore?
- Por que não optar pelo Simples Nacional?
- Qual o valor mínimo de pró-labore?
Como calcular pró-labore dos sócios?
Como definir um pró-labore?
- Defina quais são as atividades que o sócio realiza na empresa;
- Faça uma pesquisa para saber qual é a média de salário de um profissional que realize as mesmas atividades do sócio;
- Defina o valor do pró-labore do sócio baseado na média de salário do mercado;
Qual o valor mínimo para retirada de pró-labore?
Não existe um valor mínimo ou máximo de pró-labore. Depende unicamente da vontade dos sócios, mas o mercado utiliza como base a tabela do INSS, definindo teto mínimo e máximo para arrecadação. Caso não esteja no Contrato Social da empresa, presume-se que todos os sócios são gerentes, tendo direito à retirada.
O que incide sobre o pró-labore Simples Nacional?
Pró-labore para empresas optantes pelo Simples Nacional Para a pessoa física, nesse caso o sócio, é realizado o recolhimento de 11% do INSS e cobrança de Imposto de Renda de acordo com a tabela progressiva da RF, podendo ser retida diretamente da fonte ou deduzida do valor bruto de remuneração.
Como pagar pró-labore?
Como pagar o pró-labore? Após definir o valor que os sócios tirarão de pró-labore, é necessário informar à contabilidade. Dessa forma, todos os meses o contador irá gerar a guia GPS (Guia de Previdência Social), para pagar o valor referente à contribuição ao INSS pró-labore.
Como deve ser a retirada dos sócios?
A distribuição de lucros é a retirada de lucros por parte dos sócios e é uma prática comum, ela equivale a uma remuneração do investidor. Essa remuneração ocorre quer o sócio trabalhe ou não na organização, e é paga de acordo com o que está definido no Contrato Social.
O que incide sobre o pró-labore?
O custo fiscal do pró-labore é elevado, pois sobre este recai contribuição previdenciária da pessoa física (11%) e da empresa (20%), além do imposto de renda na fonte com base na tabela progressiva, cuja alíquota pode chegar em 27,5%.
Quais encargos incidem sobre pró-labore?
11% No caso de tirar o pró-labore, é necessário contribuir com 11% para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente do valor, respeitando-se o teto de contribuição. Além do IR, de acordo com a tabela progressiva da Receita Federal.
Quanto Custa o pró-labore no Simples Nacional?
Já os empreendimentos que se encontram no Lucro Presumido, o custo que a empresa terá serão sobre os encargos sociais, que neste caso são de 20% sobre o Pró-labore. Já para o sócio, o valor cobrado será de 11% do valor bruto do Pró-labore, parecido com o que explicamos no caso do Anexo IV no Simples Nacional.
Como calcular o pró-labore?
A melhor forma do cálculo pró-labore é pesquisar quanto a empresa gastaria com um salário, caso tivesse um funcionário na função, para estipular o valor de pró-labore dos sócios. Veja como o cálculo pró-labore pode ser funcional: Agora você tem o pró-labore de cada um e uma gestão financeira melhor.
Por que não optar pelo Simples Nacional?
Caso não seja optante pelo Simples Nacional, o regime tributário simplificado, que costuma ser vantajoso aos pequenos negócios. Por essa razão, muitos optam pelo não pagamento da remuneração. O que também não infringe a lei, apesar de alguma controvérsia rondar o tema.
Qual o valor mínimo de pró-labore?
É comum as pessoas perguntarem se existe um valor mínimo de pró-labore, e a resposta é que não existe um valor mínimo ou máximo. Eles vão depender unicamente da vontade dos sócios, mas geralmente se usa valores baseados na tabela do INSS.