Como se calcula o RDW?
Como se calcula o RDW?
O RDW é obtido a partir do histograma de distribuição das hemácias de acordo com o volume das células. Assim, a base de cálculo do RDW é a análise da curva de distribuição de hemácias de acordo com o seu volume. A área da curva está relacionada com a quantidade de células na população.
O que significa no resultado do exame de sangue RDW?
A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.
Qual o valor do teste de RDW?
O teste de RDW é efectuado nos hemogramas completos revelando a larga distribuição das células vermelhas do sangue. O valor de RDW obtêm-se através da divisão do desvio padrão (DP) pelo volume corpuscular médio (VCM) multiplicado por 100 (RDW = DP / VCM x 100), sendo que o desvio padrão representa o volume dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos.
Qual o valor de referência para o RDW?
Qual o valor de referência. O valor de referência para o RDW no hemograma é de 11 a 14%, no entanto, este resultado pode variar de acordo com o laboratório. Assim, se o valor estiver acima ou abaixo dessa percentagem, poderá ter significados diferentes e, por isso, é sempre importante que o valor seja avaliado pelo médico que pediu o exame.
Quando o resultado do RDW é alterado?
Quando o resultado do RDW se encontra alterado, é possível desconfiar de algumas situações, como anemia, diabetes ou problemas hepáticos, cujo diagnóstico deve ser feito a partir da análise do hemograma completo e de exames bioquímicos. Veja como ler os outros valores do exame de hemograma.
Qual a sigla para RDW?
RDW é a sigla para Red Cell Distribution Width, o que em português significa Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, e que avalia a variação de tamanho entre as hemácias, sendo essa variação denominada anisocitose.