Como calcular a provisão do 13º salário?
Índice
- Como calcular a provisão do 13º salário?
- O que é provisão da folha de pagamento?
- Como fazer a provisão da folha de pagamento?
- Quais são as despesas da folha de pagamento?
- Quais são as provisões?
- Como calcular as provisões de férias?
- Qual o valor do ajuste de provisão?
- Quais são as provisões para salários a pagar?
Como calcular a provisão do 13º salário?
A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.
O que é provisão da folha de pagamento?
Provisão é uma reserva de um valor para pagamento de despesas previstas. ... Alguns exemplos: a provisão para férias se transforma em salários a pagar; a provisão para pagamento de 13º salário passa a ser 13º salário a pagar.
Como fazer a provisão da folha de pagamento?
O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual. Quando os salários são reajustados, deverá ser complementada a provisão.
Quais são as despesas da folha de pagamento?
Na folha de pagamento, além dos salários dos funcionários, constam também outros valores, tais como: férias, 13º salário, INSS e IRRF descontados dos salários, aviso prévio, valor do desconto relativo ao vale transporte e às refeições e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salários.
Quais são as provisões?
As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de ainda não efetivadas financeiramente, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. A partir do momento em que essas perdas de ativos ou obrigações tornam-se totalmente definidas, deixam de ser consideradas provisões.
Como calcular as provisões de férias?
E todas as despesas devem ser registradas tão logo incorridas, ou seja, no momento em que acontecem. No geral, a complexidade do cálculo das provisões de férias se deve ao fato de que a remuneração dos empregados não é estática, mas sofre variações em decorrência de horas extras, adicionais noturnos, comissões e outras parcelas eventuais.
Qual o valor do ajuste de provisão?
O ajuste de provisão é um valor apurado mensalmente quando ocorre alguma variação do cálculo de provisão do colaborador (positivo ou negativo) como, por exemplo, um reajuste de dissídio, parametrização de um novo evento com impacto em férias e 13º Salário, ou promoção salarial.
Quais são as provisões para salários a pagar?
Alguns exemplos: a provisão para férias se transforma em salários a pagar; a provisão para pagamento de 13º salário passa a ser 13º salário a pagar. Além destas, existem outras provisões bastante comuns, como as participações dos empregados nos resultados da empresa e contribuição social sobre o lucro.