O que pode ser feito no recuo de uma casa?

Índice

O que pode ser feito no recuo de uma casa?

O que pode ser feito no recuo de uma casa?

O recuo frontal, como vimos, é uma área que deve ser deixada livre. Isso significa que não é possível fazer construções ou coberturas, incluindo telhados. No caso de pergolados ou estruturas abertas, vale consultar a legislação local e a do condomínio — no que se refere às fachadas.

Qual a função dos recuos?

A engenharia explica que o recuo é a menor distância que deve ser reservada entre o alinhamento predial e a edificação, serve também para reservar distância à partir da testeira do lote para a necessidade futura de expansão de ruas e calçadas.

O que é recuo de uma construção?

Os afastamentos ou recuos são as distâncias entre os planos de fachada da edificação e os respectivos limites frontais, laterais e de fundos dos lotes.

Quais são as particularidades do terreno?

Cada terreno tem suas particularidades: não só quanto às questões físicas que envolvem a sua Topografia, estudo de acessos, sistema viário, uso do solo, relações com entorno, cheios e vazios, gabaritos de altura, etc. mas também as questões que envolvem os chamados Parâmetros de Ocupação do Lote.

Por que a área do recuo não pode ser edificada?

A área do recuo não pode ser edificada, projeções de beirais e marquises com até 0,50 metros costumam ser permitidas. Contudo sempre confirme na legislação municipal. Os valores que vamos mostrar agora são os mais comuns de se ver por ai, mas lembre-se de verificar com quais distancias sua cidade trabalha.

Qual a taxa de permeabilidade do terreno?

A Taxa de Permeabilidade vai informar o percentual do terreno que deve ser livre de edificação – onde deverá ser deixado piso 100% permeável (ou semi-permeável, dependendo das tolerâncias do Código de Obras).

Qual a permeabilidade dos terrenos próximos a rios?

Terrenos próximos a rios ou reservas ambientais devem ter áreas permeáveis maiores. Já terrenos mais distantes desses locais de preservação podem ter áreas permeáveis menores. TP x CP, ou seja, ‘taxa de permeabilidade prevista’ versus ‘valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada’.

Postagens relacionadas: