Qual é a fórmula do AAS?

Índice

Qual é a fórmula do AAS?

Qual é a fórmula do AAS?

C₉H₈O₄ Ácido acetilsalicílico/Fórmula

Por que o AAS pode ser considerado um composto ácido?

Ácido Acetilsalicílico (AAS) O ácido acetilsalicílico, comercializado como aspirina®, é um composto de função mista (grupos do ácido carboxílico e do éster), que é obtido por meio do ácido salicílico.

Qual o tipo de volumetria utilizado na determinação do AAS?

Para as análises foram utilizadas formulações de ácido acetilsalicílico 100mg de cinco farmácias de manipulação, com aplicações de testes de doseamento, por meio de titulação volumétrica de neutralização.

Qual a importância do ácido acetilsalicílico?

Em 2017 o AAS completa 110 anos e continua a despertar o interesse do mundo científico e a ser comumente usado como antipirético (combate a febre), analgésico, anti-inflamatório e também antiagregante plaquetário, contribuindo para diminuir o risco de formação de trombos e o risco de AVC.

Onde é encontrado o ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico (AAS) é um dos medicamentos mais consumidos em todo o mundo, com produção de cerca de 40 mil toneladas por ano. Sua origem é vegetal, obtido através da Salicilina, substância extraída da casca do Salgueiro.

São ações farmacológicas do AAS?

O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, com propriedade analgésica, antipirética e anti-inflamatória. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da enzima ciclooxigenase, envolvida na síntese das prostaglandinas.

Quem toma AAS pode tomar cerveja?

Segundo ele, o ácido acetilsalicílico encontrado na Aspirina e em outros analgésicos pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragia gastrointestinal principalmente se o paciente já estiver saturado pelo álcool.

Quais os efeitos colaterais do ácido acetilsalicílico?

O uso prolongado pode causar distúrbios do sistema nervoso central, como dores de cabeça, tonturas, zumbidos, alterações da visão, ou anemia devido a deficiência de ferro. Se ocorrer qualquer uma dessas reações indesejáveis ou ao primeiro sinal de alergia, você deve parar de tomar ácido acetilsalicílico.

Qual a técnica volumétrica a ser utilizada para o doseamento de 100 mg de AAS?

O doseamento do princípio ativo utilizou o método de titulação volumétrica por neutralização, descrito na Farmacopéia Brasileira 5ª edição e foi desenvolvido no Laboratório de Química do curso de Farmácia da Universidade da Região da Campanha.

Qual o procedimento utilizado para o doseamento de AAS?

De acordo com a farmacopeia, o doseamento de AAS em fármacos deve ser feita por titulação ácido-base indireta, onde o AAS é hidrólisado em meio alcalino e o excesso de hidróxido de sódio que não reagiu é titulado com solução de ácido clorídrico usando fenolftaleína como indicador.

Qual a representação da porcentagem?

Sabemos que a porcentagem é uma razão, logo, pode ser representada por uma fração, que, por sua vez, pode ser escrita na forma decimal. De modo geral, se temos um número acompanhado pelo símbolo %, basta dividi-lo por 100, ou seja: Veja os exemplos seguintes que mostram as diferentes representações de porcentagens.

Quais são as principais maneiras de calcular a porcentagem?

Acima, você já viu quais são as principais maneiras que temos para calcular porcentagem. Porém, também é bastante comum nos depararmos com situações em que é necessário calcular a taxa de variação percentual, principalmente os estudantes que uma prova de matemática. Nesse caso, a taxa de porcentagem é dada por:

Qual a diferença entre a porcentagem e o total?

Perceba que quando escrevemos a porcentagem 100% é o mesmo que considerar um inteiro, ou seja, quando consideramos 100% de algo, estamos levando em conta o total daquilo. No caso de 210%, estamos considerando mais que um inteiro, isto é, consideramos 2,1 vezes o total.

Qual a porcentagem em massa?

Química. O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%. Além disso, existe a porcentagem em volume da solução. Ouvir: Título ou Porcentagem em Massa.

Postagens relacionadas: