Qual o procedimento para demissão de PCD?
Qual o procedimento para demissão de PCD?
93, parágrafo 1º da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), que determina que a dispensa de um trabalhador PCD só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante.
Como é feita a reintegração de funcionário?
A reintegração do empregado pode ocorrer pelo próprio empregador ao observar que a demissão foi indevida. Também poderá ocorrer por determinação judicial ao verificar que o empregador excedeu seu poder diretivo, demitindo injustificadamente o empregado que gozava de estabilidade no emprego, por exemplo.
Pode demitir PcD em pandemia?
A dispensa sem justa causa, durante o período de calamidade pública/emergência de saúde ref. a Covid-1, é proibida, de acordo com a Lei 14.020/2020: ... V – a dispensa sem justa causa do empregado pessoa com deficiência será vedada.”
Como calcular a rescisão de contrato?
A fim de ajudar o seu departamento nesta atividade, criamos um guia com todas as informações que você precisa saber para calcular a rescisão passo a passo, incluindo as diferentes situações definidas pela CLT. O que é rescisão de contrato? O que diz a CLT sobre rescisão de contrato?
Quando ocorre uma rescisão de contrato?
Uma rescisão de contrato ocorre quando se rompe o vínculo jurídico que estabelece a relação entre a empresa contratante e o funcionário. Este rompimento pode acontecer por vontade de ambas as partes, do empregado ou do empregador e, a partir dele, extinguem-se as obrigações determinadas pelo contrato de trabalho.
Quais os tipos de rescisão?
Quais os tipos de rescisão? Em primeiro lugar, o cálculo da rescisão depende de seu motivo. Os desligamentos se enquadram em alguns dos casos descritos a seguir, cada um com suas regras: 1. Pedido de demissão por parte do funcionário
Quais os principais descontos na rescisão contratual?
Os principais descontos que incidem na rescisão contratual são: ⦁ IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Obs.: esse desconto depende do valor total dos valores pagos; ⦁ Vale Transporte referente ao mês da demissão (dias não usados e os 6% autorizados pela lei).