Como calcular o índice de endividamento de uma família?

Índice

Como calcular o índice de endividamento de uma família?

Como calcular o índice de endividamento de uma família?

A fórmula do índice de endividamento pessoal é a razão entre as dívidas mensais e as receitas mensais multiplicado por 100, demonstrando o resultado em porcentagem. Índice de endividamento pessoal = Dívidas mensais (passivo) / Receita em mensal (ativo) x 100.

Qual o cálculo do índice de endividamento?

Cálculo do índice de endividamento Tudo que foi abordado acima serve como introdução ao tema em questão. O índice de endividamento de uma empresa está relacionado precisamente à política praticada por ela, não somente no aspecto financeiro, mas na gestão econômica.

Como entender a composição do endividamento?

Porque entender a composição do endividamento e como analisar tal índice? A composição do endividamento é um indicador que tem como função mostrar a relação existente entre a dívida de curto prazo e a dívida total de uma determinada empresa. Esse fato deve servir como um aspecto decisivo no gerenciamento das dívidas.

Como se faz o cálculo desse nível de endividamento?

Agora vamos entender como se faz o cálculo desse nível de endividamento, também chamado de EG. O resultado final desse cálculo vai mostrar qual é a % do ativo total da empresa que está comprometido para custear o total de suas dívidas. Mas lembre-se de que esse número apenas indica e não determina exatamente a saúde financeira do seu negócio.

Quais são os indicadores de endividamento?

Há, na verdade, dois indicadores de índice de endividamento: o “Índice de endividamento geral”e a “Composição do Endividamento”, cada qual com suas finalidades, observando-se que devem ser integrados a outros indicadores para que façam parte da análise e da avaliação da situação da empresa, como será visto em seguida.

Postagens relacionadas: