Qual a importância da taxa de juros real?

Índice

Qual a importância da taxa de juros real?

Qual a importância da taxa de juros real?

Com o cálculo de juros real, o investidor pode ter mais segurança para fazer a escolha da melhor opção de aplicação financeira. Isso porque a taxa real de juros demonstra qual rentabilidade é realmente benéfica e lucrativa para um valor aplicado.

Qual a diferença entre a taxa nominal e a taxa real?

Sabendo que a taxa nominal é a taxa apresentada e da sua diferença em relação à taxa real, começa a ficar claro que alguns cuidados devem ser tomados. Seguem alguns exemplos práticos que não devem ser esquecidos, pois assim você conseguirá evitar ser enganado diante de tantas opções de investimentos e aplicações que são oferecidas no dia a dia. #1.

Como calcular a taxa real?

A taxa real é calculada com base em uma fórmula que considera a taxa nominal e a inflação como variáveis. A representação matemática é essa: Digamos que você invista R$ 10 mil durante o prazo de 2 anos, com um rendimento de 21%. No mesmo período, a inflação foi de 8,5%. Dessa forma, temos:

Como calcular a taxa nominal de juros?

O cálculo da taxa nominal de juros será feita da seguinte forma: juros pagos / valor nominal do empréstimo. Juros 7 0 = 2 000 Taxa nominal de juros 2 0 = 0,4 → 40%

Por que a taxa nominal não é utilizada nas contas?

Por isso a taxa nominal é uma referência e não é utilizada nas contas. A taxa utilizada para fazer os cálculos é a taxa efetiva. A taxa equivalente, que inclusive já calculamos no nosso exemplo anterior, é a taxa que aplicada durante o mesmo período de tempo e período de capitalização distintos produzem a mesma taxa.

Postagens relacionadas: