Qual o princípio do método para extração de lipídios?

Índice

Qual o princípio do método para extração de lipídios?

Qual o princípio do método para extração de lipídios?

Este método consiste na extração de óleo com solventes, constituintes solúveis (o óleo) de um material inerte (a matriz graxa) para um solvente com o qual a matriz se acha em contato. Os processos que ocorrem são meramente físicos, pois o óleo transferido para o solvente é recuperado sem nenhuma reação química.

Por que é preciso secar a amostra antes de fazer a determinação de lipídios?

Se a amostra for úmida é necessário proceder uma secagem pois a água impede a penetração total do solvente. Quando os lipídeos se encontram ligados a proteínas ou açúcares, faz-se necessário uma hidrólise prévia, como no método de Gerber.

Quais os principais métodos para determinação de teor de óleos e gorduras em alimentos?

Para a determinação de óleos e graxas podem se utilizar três métodos: o método de partição gravimétrica (usando funil de separação), o método de partição infravermelho, e o método de extração Soxhlet.

O que é exame de lipídios?

O lipidograma completo, também chamado de perfil lipídico, é um conjunto de exames laboratoriais usado para analisar possíveis irregularidades nos lipídios — moléculas de gorduras encontradas no sangue, como o colesterol.

Qual o método será o mais adequado para a determinação de lipídios?

Há diversos métodos para a determinação do teor de lipídios em alimentos, adequados para diferentes produtos: extração com solvente a quente, extração com solvente a frio; extração da gordura ligada a outros compostos, por hidrólise ácida e alcalina (CECCHI, 2003).

Como se realiza a análise de lipídios em alimentos?

A quantificação dos lipídios dos alimentos é realizada, tradicionalmente, por extração com solventes orgânicos e determinação gravimétrica. ... Os solventes mais utilizados são: éter etílico, éter de petróleo e clorofórmio-metanol. Todos estes solventes extraem triacilgliceróis.

Postagens relacionadas: