Como calcular um divisor de corrente?

Índice

Como calcular um divisor de corrente?

Como calcular um divisor de corrente?

Divisor de corrente A corrente que passa por um resistor é igual à tensão dividida pela resistência dele, a tensão é igual à multiplicação da resistência em paralelo com a corrente total e a resistência em paralelo é igual ao produto das resistências dividido pela soma delas.

O que é um divisor de corrente?

Em eletrônica, a regra do divisor de corrente, ou simplesmente o divisor de corrente, é uma técnica de análise utilizada para calcular a corrente que flui em um determinado ramo de um conjunto de ramos sabendo-se apenas a impedância equivalente presente em cada ramo e a corrente total que flui por eles.

Como a corrente se divide em paralelo?

Resumindo: Na ligação em paralelo, a corrente elétrica divide-se de acordo com a resistência elétrica de cada ramo; Na ligação em paralelo, a resistência equivalente é menor que a menor das resistências; Na ligação em paralelo, todos os resistores encontram-se ligados sob o mesmo potencial elétrico.

Quando é indicado utilizar divisor de tensão?

Em eletrônica, a regra do divisor de tensão, ou simplesmente o divisor de tensão, é uma técnica de projeto utilizada para criar uma tensão elétrica (Vout) que seja proporcional à outra tensão (Vin).

Como usar o circuito divisor de tensão?

Colocando em uma linguagem um pouco mais simples: você tem uma tensão de entrada qualquer (por exemplo 5V DC ). Utilizando dois resistores e escolhendo os valores corretos, você pode reduzir essa tensão para por exemplo 2V ou 3V. Na imagem abaixo temos uma demonstração do circuito divisor de tensão. E onde eu posso usar isso?

Como usar o divisor de tensão do Arduino?

Nesses casos, você vai usar um divisor de tensão entre o sinal de saída do Arduino (lembre-se, nível de 5V), esse dividor de tensão vai converter esse sinal para o nível de 3.3V e enviar para o módulo bluetooth.

Como calcular a queda de tensão?

As quedas de tensão podem ser facilmente calculadas usando um divisor de tensão. Considere dois resistores em paralelo. Para calcular a queda de tensão no primeiro resistor, a fonte de tensão é multiplicada pelo valor desse resistor e dividida pela resistência total. O valor resultante é a queda de tensão no primeiro resistor.

Como calcular a tensão sobre um resistor?

Para achar a tensão sobre cada resistor podemos calcular a corrente e em seguida multiplicar pela resistência. Assim, as tensões sobre os resistores dependem da tensão aplicada e das resistências que estão em série. Somando as tensões nos resistores, obtemos que é igual a tensão aplicada.

Postagens relacionadas: