Como fazer o cálculo de física?
Como fazer o cálculo de física?
Cinemática
- s = s0 + v . ∆t. s: posição final (m) ...
- s = s0 + v0 . t + a . t2 ...
- v = v0 + a . t. v: velocidade final (m/s) ...
- v2 = v02 + 2 . a . ∆s. ...
- v = ω . R. v: velocidade (m/s) ...
- ω = 2 . . f. ...
- vx = v0 . cos θ vx: velocidade no eixo x - velocidade constante (m/s) ...
- v0y = v0 . sen θ v0y: velocidade inicial no eixo y (m/s)
Como saber quando usar as fórmulas de física?
As fórmulas de física são, assim, instrumentos utilizados para interpretar e representar as relações entre as grandezas envolvidas. Dessa maneira, elas são utilizadas no dia a dia para calcular a velocidade média de um carro, por exemplo, ou até para resolver exercícios cobrados nas escolas e no Enem.
Quais são as fórmulas de matemática?
Fórmulas de matemática mais utilizadas
- A = b . h.
- A = b . h / 2.
- A = π . r²
- Δ = b² – 4.a.c.
- Seno = cateto oposto / hipotenusa.
- Cosseno = cateto adjacente / hipotenusa.
- Tangente = cateto oposto / cateto adjacente.
- J = C . i . t.
Como calcular a massa de um objeto?
Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a. A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s 2. A aceleração, por sua vez, é medida em m/s 2.
Como calcular a velocidade média?
Porém, algumas vezes você recebe duas velocidades diferentes para períodos de tempo ou distâncias diferentes. Nesses casos, é preciso usar outras fórmulas para calcular a velocidade média. Tais problemas podem ser úteis na vida real, e geralmente aparecem em alguns exames, portanto, pode ser bom aprender as seguintes fórmulas e métodos.
Como calcular a massa de um composto?
Para um composto: some a massa atômica de cada átomo no composto químico para encontrar o valor de u total da molécula. Multiplique esse número por 1 g/mol. Use uma balança tríplice escala. Esse equipamento é o mais adequado para calcular a massa de um objeto.
Como calcular a carga elétrica do corpo?
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.