Qual a fórmula para calcular o volume do tronco do cone?
Qual a fórmula para calcular o volume do tronco do cone?
O volume do cone é calculado pelo produto entre a área da base e a medida da altura, e o resultado dividido por três.
Qual é a fórmula do cone?
Um cone circular reto é equilátero quando a seção meridiana é um triângulo equilátero. Dessa forma, a geratriz é igual a duas vezes o raio da base circular, ou seja, a medida da geratriz é igual ao diâmetro da base. E a altura do cone é dada pela fórmula: h = R√3.
Como calcular o volume do tronco de pirâmide?
Calcule o volume do tronco de pirâmide abaixo. Solução: Observe que as bases desse tronco de pirâmide são quadrados e sua altura é de 6 cm. Para calcular o volume de um tronco de pirâmide qualquer, precisamos da área das duas bases e da medida da altura. Assim, teremos: Não pare agora...
Qual a altura do tronco?
No tronco existem duas alturas que não devem se confundidas: uma delas é a altura (h) do tronco, que é a distância entre as duas bases de modo que o ângulo formado entre uma reta imaginária e as bases seja igual a 90º.
Quais são as características do tronco regular?
Agora, além dos elementos, podemos identificar algumas características de um tronco regular: As faces laterais são trapézios isósceles congruentes. Perceba tais características na imagem acima. Ainda, note que o apótema do tronco equivale à altura de qualquer uma das faces laterais.
Qual a área lateral do tronco?
Al – área lateral do tronco, encontrada pela soma das áreas dos trapézios que compõem o tronco. Uma alternativa, caso você esqueça essa fórmula, é calcular a área da pirâmide e, posteriormente, subtrair a área da pirâmide menor (obtida após o corte), encontrando assim da mesma forma a área total do tronco da pirâmide.