Como calcular a área comum de um condomínio?
Índice
Como calcular a área comum de um condomínio?
Isso é simples, basta dividir o valor da fração ideal encontrada pela área total do terreno ocupado. O resultado se dará em uma taxa nominal. Multiplicando-a por 100, seu valor percentual é encontrado. A fração ideal é um meio muito intuitivo de cobrança da taxa condominial.
Como calcular a área comum?
Como calcular a área útil de um apartamento? É bem simples, é só utilizar aquela conta que aprendemos na escola M²=COMPRIMENTO X LARGURA. Para facilitar, você pode utilizar planta do seu apartamento, geralmente ela está junto com os documentos dele, como a escritura.
Como contestar o valor do condomínio?
Isso porque, em alguns condomínios pode ficar estipulado que o condômino multado poderá contestar a multa enviando suas justificativas formais ao Síndico e Conselho, requerer sua analise pela Assembléia condominial ou outra forma prevista nas normas condominiais, procedimento que deverá ser realizado pelo condômino ...
Quais são as áreas de um condomínio?
As áreas de um condomínio podem ser classificadas da seguinte forma: área privativa, área útil, área comum, área total, área de construção, área de serviço, área líquida de terreno e área de divisão não proporcional. A área privativa é aquela sobre a qual o proprietário possui total domínio.
Qual é a área comum de um condomínio?
A área comum de um edifício em condomínio é toda aquela que compõe o prédio e suas instalações, cujo domínio é de uso e domínio comum a todos.
Como calcular o valor de condomínio?
A seguir, entenda como é feito o cálculo do valor de condomínio com base em uma taxa fixa: Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano. Utilize um índice de inflação para ajustar esse valor, já que os custos aumentarão no futuro.
Como é cobrada a taxa do condomínio?
A taxa do condomínio pode ser cobrada de duas formas: rateio ou taxa fixa. A taxa de rateio é a mais comum, pois é calculada a partir das despesas ordinárias do mês anterior. Estas geralmente são: luz, água, gás, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, portaria, entre outros.
Como estabelecer a taxa do condomínio?
O valor individual vai, então, para aprovação em assembleia, no primeiro semestre. Outra possibilidade de estabelecer a taxa do condomínio é definir pela fração ideal. Esse cálculo define que o valor da taxa é diretamente proporcional ao tamanho da unidade, pois entende-se que quanto maior o imóvel, maiores serão os gastos.