O que é ângulo de fase na bioimpedância?

Índice

O que é ângulo de fase na bioimpedância?

O que é ângulo de fase na bioimpedância?

O ângulo de fase (AF), determinado pela análise da Bioimpedância eléctrica (BIE) consiste numa medida directa da estabilidade das células e reflecte a contribuição de fluídos e membranas celulares do corpo humano, sendo interpretado como indicador de integridade da membrana e preditor de massa celular corporal.

Em qual característica do tecido adiposo se baseia a técnica de bioimpedância?

No método de bioimpedância para obter o percentual de gordura, uma corrente elétrica de baixo nível é passada através do corpo do indivíduo e a impedância, ou oposição ao fluxo da corrente, é medida com um analisador, dando o resultado do percentual de gordura.

São vantagens da bioimpedância elétrica?

A bioimpedância elétrica tem sido uma alternativa atraente na avaliação da composição corporal, pela possibilidade de se trabalhar com equipamento não invasivo, portátil, de fácil manuseio, boa reprodutibilidade e, portanto, viável para a prática clínica e para estudos epidemiológicos.

O que é a bioimpedância elétrica?

A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

Qual o ângulo de fase?

O ângulo de fase reflete a relação entre o componente resistência, a pura oposição dos tecidos à passagem da corrente elétrica, e reactância, o efeito resistivo produzido pela interface dos tecidos e membranas celulares.

Quais os métodos de avaliação da composição corporal?

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL. ...

  • IMC (Índice de Massa Corporal) ...
  • Perimetria corporal. ...
  • Pregas cutâneas. ...
  • Bioimpedância. ...
  • Densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DXA)

    Quais são as vantagens e desvantagens da bioimpedância?

    Vantagens: portabilidade, baixo custo, rapidez, método não invasivo, simples e reprodutível, e seguro para repetidas mensurações;

  • Desvantagens: o fato de ser um método indireto, ser limitado pelo estado de hidratação, e a necessidade de equação específica para cada população.
  • Quais as vantagens do DXA?

    Outra vantagem do equipamento, de acordo com o médico, é a baixa exposição à radiação e agilidade com a qual o exame é realizado. “É um exame rápido e não invasivo, com baixíssima radiação. Atualmente, o DEXA é considerado uma técnica de referência para avaliação da massa muscular e a composição corporal”, afirma Dr.

    Postagens relacionadas: