Qual é o objetivo da margem de contribuição e o que é representado pelo índice da margem de contribuição?
Qual é o objetivo da margem de contribuição e o que é representado pelo índice da margem de contribuição?
Também conhecida como ganho bruto, a margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas — chamados de custo de estrutura — e ainda gerar lucro.
Como calcular a margem de contribuição?
Como calcular a margem de contribuição? No exemplo anterior, vimos que a margem de contribuição nada mais é do que o restante da receita após o desconto das despesas variáveis. Por isso, você pode usar a seguinte fórmula: Margem de contribuição (MC) = Valor da venda – Custos e despesas variáveis.
Por que o nome margem de contribuição?
Entender o porquê do nome margem de contribuição é fácil, até porque a explicação é bem lógica. Margem diz respeito à diferença entre o valor da venda (preço de venda) e os valores dos custos e das despesas específicas destas vendas, também conhecidos por custos variáveis e despesas variáveis da venda.
Como calcular a margem de contribuição das suas vendas?
Calcular a margem de contribuição das suas vendas é um passo importante para pensar no melhor preço para os produtos e serviços. Afinal, é precificando corretamente que você torna o negócio competitivo, paga as despesas e ainda tem lucro. Mas, você sabe como fazer essa conta?
Como calcular a margem de contribuição da luz?
A sua margem de contribuição também pode ser calculada percentualmente (apesar de eu achar mais complexo e difícil de se entender dessa forma). Vamos ver um exemplo da Planilha de Cálculo de Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio da LUZ: