Como calcular reajuste Ipc-fipe?
Como calcular reajuste Ipc-fipe?
O sistema de cálculo da variação quadrissemanal do IPC-Fipe abrange um período de oito semanas de coleta. Em cada quadrissemana, as variações são obtidas dividindo-se os preços médios das quatro últimas semanas (referência) pelos preços médios das quatro semanas anteriores a elas (base).
Quando é divulgado o IPCA do mês?
Aproximadamente 8 (oito) dias Úteis.
Como é calculado o IPCA?
Dessa forma, o IPCA é calculado com base em uma lista de itens pré-determinados, cuja variação de valores é resultado de fatores externos, como a cotação do dólar, custo da mão de obra, custo de produção, clima, transporte entre outros. Um outro fator que também influencia diretamente à inflação indicada pelo IPCA, é a moeda em circulação.
Qual o acumulado do IPCA em 2018?
Para você ter uma ideia, em 2018, o IGP-M teve um acumulado de 7,55%, já o IPCA fechou o mesmo ano em 3,75%. Agora, o índice continua em queda, com acumulado de 2,89% nos últimos 12 meses, até setembro, segundo dados do Banco Central.
Qual a taxa básica de juros do IPCA?
Assim como decisões e escândalos do governo, o IPCA também é diretamente influenciado pela taxa SELIC, que é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Essa taxa é utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.
Qual a data da correção do IPCA?
Assim sendo, caso deseje a correção por apenas um mês, o usuário deve informar a data inicial igual à data final, de acordo com o seguinte exemplo: Exemplo 1) Correção, pelo IPCA, para o mês de janeiro de 2003. O usuário deve levar em consideração as diferentes moedas utilizadas no país ao longo dos últimos anos.