Como calibrar um relógio comparador?

Índice

Como calibrar um relógio comparador?

Como calibrar um relógio comparador?

Para calibrar um relógio comparador é necessário que a calibração seja feita por meio de um dispositivo específico, de modo que o relógio possa ser montado perpendicularmente, em oposição à cabeça de um micrômetro. A leitura pode ir de 0,001 mm até à medida superior desejada.

O que a norma brasileira diz sobre a calibração e aferição dos instrumentos paquímetros micrômetros e relógios comparadores?

calibração de paquímetros e micrômetros. ... A NBR 6388/1983 é a norma brasileira que regulamenta procedimentos, tolerâncias e demais condições para a calibração dos relógios comparadores.

Qual a resolução de um micrômetro externo cujo tambor apresenta 50 divisões e passo da rosca igual a 0 5mm?

Se o passo da rosca for de 0,5 mm e o tambor dividido em cinqüenta partes iguais, então, a resolução do micrômetro é de 0,01 mm.

Qual é o princípio do Nônio de um goniômetro?

Leitura do goniômetro Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na esca- la fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus.

Qual é a função do relógio comparador?

O relógio comparador é um instrumento de grande precisão, que possui bastante sensibilidade. É utilizado na centragem de peças na usinagem, na hora de verificar o alinhamento de máquinas, excentricidade e empeno, verificação de medidas por comparação, etc.

Qual é a função do Goniometro?

O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares. O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau, é utilizado em me- didas angulares que não necessitam extremo rigor.

Quando no micrômetro houver nônio ele indica o valor a ser acrescentado à leitura obtida na bainha e no tambor a medida indicada pelo nônio é igual a leitura do tambor dividida pelo número de divisões do nônio?

3º passo - leitura dos centésimos de milímetro na escala do tambor. Quando no micrômetro houver nônio, ele indica o valor a ser acrescentado à leitura obtida na bainha e no tambor. A medida indicada pelo nônio é igual à leitura do tambor, dividida pelo número de divisões do nônio.

São os sistemas de medição linear mais utilizados no mundo?

Atualmente as unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm).

Como é calculada a resolução dos Goniômetros?

A resolução do nônio é dada pela fórmula geral, a mesma utilizada em outros instrumen- tos de medida com nônio, ou seja: divide-se a menor divisão do disco graduado pelo nú- mero de divisões do nônio. Evitar quedas e contato com ferramentas de oficina.

Postagens relacionadas: