Como colocar e retirar luvas de procedimento?
Índice
- Como colocar e retirar luvas de procedimento?
- Como tirar luva de procedimento?
- Como calçar e retirar luvas estéreis?
- Como usar luva de procedimento?
- Como a luva deve ficar na mão?
- Quando se deve usar luvas de procedimento?
- Por que devo fazer o uso da luva descartável?
- Como calçar as luvas?
- Quais são os procedimentos nos quais utilizamos luvas de procedimento?
- Como descartar as luvas?
- Por que não usar luvas?
Como colocar e retirar luvas de procedimento?
Como colocar e remover as luvas corretamente?
- fazer a higienização das mãos;
- retirar as luvas da caixa e tocando somente na parte dos punhos delas, colocá-las uma por vez em cada uma das mãos;
- se precisar fazer ajustes, sempre use as pontas dos dedos e puxe-as delicadamente sempre em direção ao pulso;
Como tirar luva de procedimento?
Com as pontas dos dedos, pegue uma das luvas (sem encostar na região da palma) pela abertura e vista-a até o fim, utilizado a mão descoberta para auxiliar no processo. Repita com o outro par. Coloque as luvas encostando somente na base, evitando a contaminação da palma da mão.
Como calçar e retirar luvas estéreis?
Colocar as duas luvas com os dedos polegares para frente, segurando dentro do punho da luva; 2. Segurar os punhos com a mão esquerda; 3. Calçar a luva direita, conservando a dobra do punho; 4. Com a mão direita, segurar a mão esquerda da luva, pela parte externa da luva próximo ao punho (estéril); 5.
Como usar luva de procedimento?
Os punhos do produto devem estar voltados para você; procure manusear as luvas pela face interna. Assim, você evita qualquer tipo de contaminação do lado externo; segure a luva com uma mão para encaixá-la na outra.
Como a luva deve ficar na mão?
O mais prático é usar uma fita métrica que você vai posicionar na base do dedo mindinho até a base do indicador, como mostra a imagem: Você vai envolver a fita na marca indicada enquanto seus dedos se encontram com a palma da sua mão.
Quando se deve usar luvas de procedimento?
Use luvas quando for possível prever o contato com sangue ou outros fluidos corporais, membranas mucosas, pele não intacta ou materiais potencialmente infecciosos. C. Retire as luvas depois de cuidar de um paciente. Não use o mesmo par de luvas para o atendimento de mais de um paciente.
Por que devo fazer o uso da luva descartável?
O uso de luvas tem a finalidade de proteger as mãos dos profissionais da área de saúde do contato com sangue ou fluidos corporais que podem levar à contaminação. As luvas protegem também os pacientes, e reduzem o risco de transmissão de micro-organismos entre os pacientes e os profissionais da saúde.
Como calçar as luvas?
Descrição do Procedimento Procedimento para calçar as luvas: Retirar anéis, pulseiras e relógio. Realizar a higienização das mãos (ver POP de Higienização das mãos). Afastar-se do campo estéril. Abrir a embalagem das luvas sem contaminá-las, tocando apenas a parte externa do pacote (figura 1, 2 e 3).
Quais são os procedimentos nos quais utilizamos luvas de procedimento?
São exemplos de procedimentos nos quais utilizamos luvas de procedimento: estabelecer punções venosas, administrar medicamentos, mobilizar o paciente, coletar de materiais para exames, fazer curativos, dentre muitos outros.
Como descartar as luvas?
Após calçar as luvas, realize os cuidados com o paciente, sempre tendo em vista os cuidados necessários para não contaminar. 1º passo: para descartar as luvas, puxe com os dedos, a partir do punho. Faça o procedimento com a mão dominante primeiro, de forma a envolver as duas luvas em apenas uma.
Por que não usar luvas?
A necessidade ou não de se usar luvas depende de vários fatores, como riscos de contaminação tanto por parte do paciente quanto por parte do profissional, exposição a fluidos possivelmente contaminados, entre outras situações.