Quais os fatores que podem alterar a aferição de vidrarias volumétricas?

Índice

Quais os fatores que podem alterar a aferição de vidrarias volumétricas?

Quais os fatores que podem alterar a aferição de vidrarias volumétricas?

Para que a calibração seja bem feita é preciso levar em conta a expansão volumétrica das soluções e das vidrarias com relação a variação da temperatura; desta forma, é preciso conhecer a temperatura do laboratório no momento em que as soluções são preparadas e também no momento em que são utilizadas.

Quais instrumentos podem ser calibrados?

Neste artigo, você conhecerá dez instrumentos de medição que é recomendável à calibração anualmente.

  • Termômetros. ...
  • Balanças. ...
  • Vidrarias. ...
  • Esfigmomanômetro (Aparelho de Pressão) ...
  • Calibrador de Pneus. ...
  • Peneiras Granulométricas.

Como a vidraria deve ser calibrada?

Em todas as operações de calibração, a vidraria a ser calibrada deve estar cuidadosamente limpa e deve ficar algum tempo ao lado da balança que será empregada, juntamente com um suprimento de água destilada ou desionizada, a fim de estarem em equilíbrio térmico com o ambiente.

Qual a calibração da pipeta volumétrica?

A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2). Conhecendo-se a massa e a temperatura da água escoada na calibração, calcula-se o volume da pipeta

Qual é a calibração?

A calibração é um procedimento que garante um resultado analítico confiável. É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando calibradores, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões , seja nas vidrarias, balanças ou termômetros.

Postagens relacionadas: