Como interpretar Capitu?

Índice

Como interpretar Capitu?

Como interpretar Capitu?

Capitu é misteriosa como o mar e dissimula como a vaga do mar. Assim, seu olhar de acordo com o narrador, dissimulam porque querem dissimular o seu ser, e Bento é atormentado por esses olhares, que os cercam em todos os momentos.

Como eram os olhos de Capitu?

Toda existência de Capitu foi usada contra ela, suas ações e até mesmo sua existência física. Ela é culpada pelos seus olhos “de cigana oblíqua e dissimulada” tal qual absurdamente hoje uma criança violentada é culpada por ter um “olhar de mulher”.

Quais são as opiniões do narrador?

(B) O narrador, através do exercício da memória, busca ligar o presente ao passado, a velhice à adolescência. (C) O narrador protagonista, ao assumir a primeira pessoa, apresenta uma visão tendenciosa dos acontecimentos. (D) O autor, introduzindo-se na narrativa, fornece ao leitor informações que contradizem as opiniões do narrador.

Quem é o narrador desse texto?

O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado: 07. (UFV) Considere o texto:

Qual o papel do narrador no fragmento?

Assinale a alternativa que evidencia o papel do narrador no fragmento acima: a) O narrador tem senso prático, utilitário e quer transmitir uma experiência pessoal. b) É um narrador introspectivo, que relata experiências que aconteceram no passado, em 1963.

Quem é a personagem de Capitu?

A personagem de Capitu deu origem a diversos estudos psicológicos e literários. O ciúmento Bento Santiago, o Bentinho e mais tarde Casmurro, seu esposo, conjecturava o caráter dela. Em suas palavras: “criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado.

Postagens relacionadas: