Pode revogar a curatela?

Índice

Pode revogar a curatela?

Pode revogar a curatela?

Não. Só poderá ser revogada quando não estiver cumprindo com ose deveres de curadora ou se tiver impossibilitada de continuar cuidando da curatelada..

Como revogar uma curatela provisória?

Mesmo concedido essa tutela pode ser revogada a qualquer momento por análise do magistrado, exemplo se o curador estiver utilizando do mister para prejuízo do incapaz.

Quanto tempo sai uma curatela provisória?

Normalmente, leva-se cerca de um ano para a curatela definitiva porque carece de exames periciais e outros critérios. A provisória demora cerca de um mês”, enfatiza.

Como eu faço para cancelar uma interdição?

Basta você pedir o levantamento da interdição na forma do art. 1186 do Código de Processo Civil. Você mesmo pode requerer através de processo na Vara de Órfãos e Sucessões que o interditou. Este requerimento será autuado juntado ao processo principal que o interditou.

Como faço para cancelar uma interdição?

A interdição não foi determinada apenas porque seu irmão quis, algum médico deve ter fornecido laudo que justificasse a necessidade de sua interdição. Portanto, o caminho terá de ser o mesmo, se algum psiquiatra considerar vc plenamente hábil para os atos da vida civil, ele poderá responder em juizo a seu favor.

Quando cessa a curatela?

Com a morte do curatelado, extingue-se a curatela e, por conseqüência, a figura do curador, que deve, entretanto, prestar as contas da sua administração e responder pelos prejuízos caso se prove que houve má administração dos bens e dos recursos do interditado. PROCESSUAL CIVIL.

O que é revogação de curatela?

O fim da curatela ocorre com o fim da incapacidade do curatelado. Passando a inexistir o motivo que originou a incapacidade do curatelado, como a cura de uma doença incapacitante, o sucesso no tratamento de dependência química, entre outros, é possível requerer judicialmente a revogação da curatela.

Como se dá a curatela dos incapazes?

A curatela pode ser solicitada pelos parentes ou tutores; pelo cônjuge ou companheiro; pela própria pessoa; pelo representante de entidade onde se encontre abrigada a pessoa; e, subsidiariamente, pelo Ministério Público, se as pessoas listadas não promoverem a interdição ou se cônjuge ou parentes forem menores e ...

Como funciona a curatela compartilhada?

Diferentemente do que ocorre com a guarda compartilhada de filhos, a adoção da curatela compartilhada de pessoa interditada não é obrigatória para o juízo, mesmo que haja pedido dos interessados, já que o artigo 1.775-A do Código Civil estabelece que a Justiça poderá – e não que deverá – fixar o compartilhamento.

Postagens relacionadas: