Como são classificadas as capacidades motoras?

Índice

Como são classificadas as capacidades motoras?

Como são classificadas as capacidades motoras?

Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.

Quais são as capacidades motoras coordenativas?

De acordo com Drabik (1996, citado por Gambetta, 2005), as capacidades coordenativas são: equilíbrio, diferenciação cinestésica, orientação espacial, reacção a sinais, ritmo, sincronização dos movimentos e adequação do movimento.

São exemplos de capacidades motoras?

Podemos considerar as seguintes capacidades motoras:

  • Velocidade. ...
  • Força. ...
  • Resistência. ...
  • Flexibilidade. ...
  • Agilidade. ...
  • Coordenação motora. ...
  • Ritmo. ...
  • Equilíbrio.

Como a capacidade motora e determinada?

As capacidades motoras são também determinadas pelo factor genético, razão pela qual os praticantes das diversas modalidades têm características próprias. Os diferentes desportos exigem algumas capacidades motoras. Por exemplo, um bom ginasta deve ter muita agilidade, flexibilidade e força.

Quais são as 6 capacidades físicas?

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Como pode ser a capacidade física?

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.

Quais são as capacidades coordenativas?

Orientação, equilíbrio, ritmo, adaptação, acoplamento ou sincronização, reação e diferenciação fazem parte desse tipo de capacidades físicas. Especificamente, as capacidades coordenativas são aquelas que permitem que uma pessoa execute movimentos com eficácia, precisão e economia.

Quais são as capacidades motoras condicionais e coordenativas?

As capacidades motoras dividem-se em dois grandes grupos: As capacidades condicionais – relacionam-se com o aspeto quantitativo do movimento e são dependentes dos processos de obtenção e transformação de energia e da fadiga. As capacidades coordenativas – relacionam-se com o aspeto qualitativo do movimento.

Quais são as 4 capacidades motoras condicionais mais conhecidas?

Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade. Força pode ser definida como a capacidade de suportar ou superar uma resistência externa ou interna por meio de esforços musculares.

Quais são as setes capacidades físicas do ser humano?

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Como desenvolver as capacidades motoras?

Desenvolvimento das capacidades motoras Capacidades motoras(cont.) Condicionais - dependem do processo de obtenção e transformação de energia no organismo, estando relacionadas com o aspeto quantitativo – a resistência, a força, a flexibilidade e a velocidade;

Qual a classificação das capacidades motoras?

O desenvolvimento das capacidades motoras não é linear, existindo períodos mais ou menos propícios, denominados fases sensíveis. Nesses períodos a capacidade de treino é muito elevada. Em 1968, Gundlach propôs uma classificação que divide

Como avaliar a capacidade motora?

Para avaliar esta capacidade motora, realiza-se um de dois testes: 1- Teste da milha 2- Teste vaivém Desenvolvimento das capacidades motoras Força Capacidade motora que permite deslocar um objeto, o corpo de um colega ou o próprio corpo através da contração de músculos.

Quais são as capacidades motoras condicionais?

Em 1968, Gundlach propôs uma classificação que divide as Capacidades Motoras em dois grupos fundamentais: CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS Condicionais – são as capacidades determinadas pelos processos energé8cos e metabólicos – obtenção e transformação da energia.

Postagens relacionadas: