Como calcular a área de contribuição?
Como calcular a área de contribuição?
Segundo a NBR 10.844/89, item 3.1, podemos conceituar uma área de contribuição como sendo a: “soma das áreas das superfícies que, interceptando chuva, conduzem as águas para determinado ponto da instalação.”
Como fazer dimensionamento de águas pluviais?
A NBR-10844 recomenda o dimensionamento de condutores horizontais com uma declividade uniforme e mínima de 0,5%, por meio da equação de Manning-Strickler. Neste caso, considera-se o escoamento com a altura da lâmina d'água igual 2/3 do diâmetro interno do condutor horizontal, D.
Como calcular a área de contribuição de águas pluviais?
Saber como calcular a área de contribuição de instalações de águas pluviais, às vezes, parece ser um grande desafio. Não à toa, essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está iniciando neste assunto.
Como calcular o seu tempo de contribuição?
Para calcular o seu tempo de contribuição, antes de mais nada, é importante que você esteja com suas Carteiras Profissionais e o extrato de contribuição (CNIS) em mãos. Este último documento, aliás, também pode ser obtido através do Portal da Previdência.
Qual a largura de contribuição?
Encontramos nossa famigerada ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO. Repare, ainda, que a largura de contribuição é maior do que a distância horizontal do ponto “A” ao ponto “B”. Isso se deve justamente ao fato de que há um incremento por conta da ação dos ventos.
Como calcular a margem de contribuição?
Como calcular a margem de contribuição? No exemplo anterior, vimos que a margem de contribuição nada mais é do que o restante da receita após o desconto das despesas variáveis. Por isso, você pode usar a seguinte fórmula: Margem de contribuição (MC) = Valor da venda – Custos e despesas variáveis.