Como Émile Durkheim explica o fenômeno religioso?

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Como Émile Durkheim explica o fenômeno religioso?

Como Émile Durkheim explica o fenômeno religioso?

Durkheim oferece uma espécie de “resumo” de suas perspectivas acerca da religião. Ele define que as concepções religiosas enquanto objeto de análise deveriam ser vistas não a partir daquilo que tem de excepcional ou anormal, mas daquilo que teriam de constante e regular.

Quais são os traços principais do fenómeno religioso segundo Émile Durkheim?

Este é o traço distintivo do pensamento religioso, a divisão do mundo em dois domínios, um que compreende tudo o que é sagrado, e outro que compreende tudo o que é profano; as crenças, os mitos, os gnomos, as lendas são representações ou sistemas de representações que exprimem a natureza das coisas sagradas, as ...

Qual o fundamento da religião para Durkheim?

DURKHEIM, 2000, p. 18). A característica essencial de religião, para ele, é o sagrado, que é algo extraordinário, enquanto que seu oposto, o profano, está relacionado às coisas ordinárias e mundanas. Essa distinção entre sagrado e profano não é da mesma ordem que a distinção entre sobrenatural e natural.

Como a sociologia estuda o fenômeno religioso?

A sociologia, em Durkheim, vê a religião como força de coe- são social, em Marx como criação de ilusões e em Weber como for- ma de racionalização de comportamento. Declaradamente, eles não pretendem estudar de que modo pessoas assumem a religião como veículo para se relacionarem com o transcendente.

Porque Durkheim afirma não existe religião alguma que seja falsa?

A religião aparece como fonte de coesão, força que impede a desinte- gração social. Em Durkheim (1989, p. 31) não existe religião falsa, uma vez que cada grupo e cada sociedade têm suas razões para crer e organizar rituais próprios.

O que é Censo religioso?

O IBGE divulgou os dados do Censo de 2010 sobre a religião (ou a não religião) declarada dos brasileiros. ... Mas pela primeira vez o Censo detecta uma queda em números absolutos. Antes do levantamento de 2010, o quadro era apenas de crescimento de católicos em ritmo cada vez menor.

O que é religião para Weber?

Max Weber demonstrou que a religião é fon- te de concepções do mundo e reguladora das condutas individuais na vida social. O autor in- dica o papel fundamental da religião no processo de racionalização do ocidente, ou, na efetivação de um racionalismo especificamente ocidental.

Qual a religião de Rousseau?

Nascido em um lar calvinista, com passagens pelo catolicismo, por necessidade, em vista de suas condições, Rousseau muito escreveu a respeito de religião, principalmente quanto a sua importância e sua relação com a moral e a política.

O que é religião para que serve?

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

O que a sociologia tem a ver com a religião?

Sociologia da religião busca explicar empiricamente as relações mútuas entre religião e sociedade. Os estudos fundamentam-se na dimensão social da religião e na dimensão religiosa da sociedade.

Qual o problema da religião na obra de Durkheim?

O PROBLEMA DA RELIGIÃO NA OBRA DE DURKHEIM A primeira forma de registro mais sistemático da preocupação de Durkheim em abordar sociologicamente os fenômenos religiosos data do ano de 1894, quando ministrou seu primeiro curso sobre este assunto, cujo conteúdo foi parcialmente publicado em L’Année Sociologique, em um artigo

Como estudar a sociologia da religião de Durkheim?

Discutir-se-á os pressupostos metodológicos e epistemológicos da sociologia da religião de Durkheim, enfocando as abordagens relativas à questão da ordem social e suas mudanças.

Quais são os sentimentos de Durkheim?

Assim, para Durkheim, estes resultam de sentimentos compartilhados e não de bases cognitivas. Durkheim, ao se opor a racionalidade prática de Marx e acentuar os aspectos emocionais, reporta-se às representações coletivas, essências de energias de origem sagradas.

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