Sou brasileira e vou casar com um português em Portugal?

Índice

Sou brasileira e vou casar com um português em Portugal?

Sou brasileira e vou casar com um português em Portugal?

Brasileiros podem casar em Portugal? Sim, brasileiros podem casar em Portugal. Porém, a documentação necessária é diferente da solicitada no caso de casamento entre portugueses. Ainda, vale destacar que para casar em Portugal, os brasileiros devem residir no país há pelo menos 30 dias.

Como casar em Portugal com um português?

O casamento entre brasileiros pode ser realizado via Instituto de Registo Nacional, tal como a união com um português. Esse direito é garantido pelo Código de Registo Civil e ainda pela Constituição da República Portuguesa. Outra opção é realizar o casamento na repartição consular da sua área de residência.

Quanto tempo de casado para conseguir cidadania portuguesa?

Os requisitos básicos são: Ser casado ou viver em união de facto com cidadão português há pelo menos 3 anos e comprovar laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa; Ser casado ou viver em união de facto há, pelo menos, 6 anos.

Como casar com alguém de Portugal?

Requerimento preenchido, dirigido ao Ministro da Justiça, com assinatura do requerente que deve ser reconhecida em Cartório e, depois, ser devidamente apostilada. Documentos que possam contribuir para comprovar a ligação do requerente com a comunidade nacional portuguesa.

Como um português pode casar no Brasil?

Se é um cidadão português que pretende se casar futuramente, precisará apresentar o Certificado de Capacidade Matrimonial ao Cartório onde será celebrado o casamento, para informações sobre como obtê-lo clique aqui.

Como casar no Consulado português no Brasil?

O casamento deve ser precedido de um processo preliminar de publicações, organizado no Consulado de Portugal da área de residência ou numa conservatória do registo civil e que se destina a averiguar se os noivos têm capacidade matrimonial, ou seja, se não existe nenhum impedimento à realização do casamento.

Quanto custa a transcrição de casamento em Portugal?

Em Portugal, de acordo com o Portal de Serviços Públicos do Governo, realizar o processo de transcrição do assento de casamento estrangeiro tem o valor de 180 euros.

Como casar com um estrangeiro em Portugal?

Os portugueses residentes no estrangeiro que pretendem casar ou os portugueses que pretendam casar com estrangeiros, devem solicitar ao Consulado ou Secção Consular que registe o seu casamento após o ato.

Qual o grau de parentesco para conseguir cidadania portuguesa?

Os filhos e os netos de portugueses — descendentes em 1.º e 2.º graus, respectivamente — têm direito à cidadania do tipo nacionalidade originária. A maior diferença entre ambos é a exigência de prova de ligação efetiva com a comunidade portuguesa para netos, o que não é solicitado aos filhos.

Como solicitar cidadania portuguesa para cônjuge?

Documentos necessários para requerer a nacionalidade portuguesa para cônjuges ou companheiros de português

  1. Casamento ou união estável reconhecida em Portugal;
  2. Preenchimento de formulário específico de pedido de nacionalidade;
  3. Documento de identificação do requerente;
  4. Certidão de nascimento do requerente;

Quando deve-se casar em Portugal?

Ainda, vale destacar que para casar em Portugal, os brasileiros devem residir no país há pelo menos 30 dias. O primeiro passo é manifestar a intenção de casar na conservatória de registo civil (cartórios), exatamente como os cidadãos portugueses.

Por que pedir parceiro em casamento em Portugal?

Como vê todo esse processo é muito simples em Portugal e se estiver mesmo com vontade de pedir seu parceiro em casamento não pense duas vezes, pois com certeza não vão ser os assuntos legais que te vão impedir de ser feliz.

Quais são os requisitos para um casamento entre dois portugueses?

Desta forma, os requisitos necessários para um casamento civil com um estrangeiro ou entre dois portugueses são basicamente os mesmos, à exceção de alguma documentação que passamos a citar. É necessário obter um certificado de capacidade matrimonial – um documento passado pelas autoridades competentes do seu país de origem, com menos de 6 meses.

Quanto custa oficializar o matrimônio em Portugal?

Assim como no Brasil, há a possibilidade de oficializar o matrimônio somente no civil ou ainda, no civil e na igreja. Para casar em Portugal no civil é preciso desembolsar, no mínimo, 120€. Esse valor é relativo ao registro de casamento feito na própria conservatória e sem adicionais, como acordo pré-nupcial ou celebração em outro local ou horário.

Postagens relacionadas: