O que é cartum e charge?
Índice
- O que é cartum e charge?
- Como fazer análise de uma charge?
- O que é uma charge exemplo?
- O que é cartum e exemplos?
- Qual a diferença entre tira charge e cartum?
- Como podemos realizar uma análise contextualizada de uma charge?
- O que é necessário para se compreender uma charge?
- Quais são as características da charge?
- Como ver o saldo do cartão no metrô?
- Como criar uma conta na metrocard?
- Como utilizar o cartão de crédito da metrocard?
O que é cartum e charge?
Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a charge é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade.
Como fazer análise de uma charge?
Se você já pratica isso, veja agora as dicas específicas para analisar as charges.
- Questione a charge. Para fazer uma leitura crítica da charge, é importante levantar perguntas como: ...
- Procure detalhes. Não há nada de excessivo na charge! ...
- Entenda o objetivo da charge. ...
- Relacione a charge com o enunciado da questão.
O que é uma charge exemplo?
É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.
O que é cartum e exemplos?
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Qual a diferença entre tira charge e cartum?
Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.
Como podemos realizar uma análise contextualizada de uma charge?
Para decodificar a mensagem contida neste tipo de texto, deve-se levar em conta o contexto sócio-político em que ela foi produzida. A charge faz menção aos fatos e acontecimentos no momento em que está acontecendo, daí sua efemeridade.
O que é necessário para se compreender uma charge?
A charge utiliza linguagem não-verbal para expressar uma ideia de maneira humorística. Às vezes, a figura também é acompanhada de texto. Para interpretá-la, é necessário conhecimento de mundo e senso crítico. Geralmente, a charge é vinculada à imprensa sendo utilizada para realizar críticas político-sociais.
Quais são as características da charge?
Características da Charge. Retrata a atualidade; É usada em uma notícia que retrata um fato social ou político de relevância; Se origina na notícia jornalística; Reflete na imagem o posicionamento editorial do veículo; A charge também pode ser chamada de texto visual em que utiliza o humor ao mesmo tempo em que critica; ...
Como ver o saldo do cartão no metrô?
Você verá o saldo do cartão e a data de validade dos créditos na tela do leitor. Caso não encontre uma máquina de leitura, peça ajuda para um funcionário do metrô. Tente ver o saldo em uma máquina do Metrocard. Insira o cartão no local indicado para acessar o menu principal. Clique no botão "Get Info" (“Informações”).
Como criar uma conta na metrocard?
Crie uma conta na Metrocard e conecte ao seu cartão ou entre na sua conta, caso já tenha uma. Assim que entrar, você poderá ver seu saldo nas configurações da conta ou na página inicial. Você também pode recarregar o cartão depois de entrar na conta. Consulte o saldo em um balcão de informações da Metrocard ou no ônibus.
Como utilizar o cartão de crédito da metrocard?
Caso vá utilizar outra forma de transporte, procure um balcão de informações da Metrocard para que o atendente possa informar qual o valor restante no seu cartão. Deixe o cartão em mãos para poder entregá-lo ao atendente e ele possa encontrar a sua conta com facilidade.