O que é IRA pré-renal?

Índice

O que é IRA pré-renal?

O que é IRA pré-renal?

A IRA pré-renal ocorre como uma resposta fisiológica do rim à diminuição na perfusão sangüínea renal, seja por hipovolemia absoluta (por exemplo, sangramentos, diarréia) ou hipovolemia relativa (por exemplo, sepse, insuficiência cardíaca, hepatopatia). A IRA pré-renal é a causa mais comum de IRA.

São exemplos de causas pré renais da insuficiência renal aguda?

As causas pré-renais são: hipovolemia, sepse e insuficiência cardíaca. Causas renais: doenças tubulares, intersticiais ou glomerulares. Causas pós-renais obstrutivas (cálculo em caso de rim único, próstata aumentada, tumores e fibrose retroperitoneal).

O que significa injúria renal?

O termo injúria renal mostra que existe lesão que começa muito antes da perda suficiente de função renal excretora que pode ser medida com padrão de testes de laboratório.

O que causa injúria renal?

A principal causa de injuria renal aguda no paciente externo é de origem pré-renal, enquanto a principal causa de injuria renal aguda no paciente internado é necrose tubular aguda (intrínseca), muitas vezes desencadeada por sepse.

Quais são os tipos de IRA?

Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim: pré-renal, renal ou pós-renal.

Quando considerar insuficiência renal?

Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal. Tal como a creatinina, existem outras substâncias (por exemplo, a ureia, o potássio e o fósforo) que por deficiência de filtração “renal” (glomerular) aumentam no sangue.

Quais os exames laboratoriais que indicam a insuficiência renal aguda?

Entre os exames que fazem o diagnóstico de insuficiência renal aguda estão:

  • Medições da produção de urina.
  • Exames de urina.
  • Exames de sangue.
  • Exames de imagem, como ultrassom e tomografia computadorizada.
  • Remoção de uma amostra de tecido de rim para o teste (biópsia).

Como classificamos as diversas causas da insuficiência renal aguda?

As causas da insuficiência renal aguda, que é a incapacidade dos rins de filtrar o sangue, podem ser:

  • Desidratação;
  • Falta de sangue nos rins;
  • Obstrução do fluxo urinário;
  • Lesões no próprio rim;
  • Infecções;
  • Septicemia;
  • Uso de medicamentos por conta própria;
  • Púrpura;

Como diferenciar insuficiência renal aguda de crônica?

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Qual o diagnóstico da insuficiência renal aguda?

(insuficiência renal aguda) Complicações graves incluem insuficiência cardíaca e altos níveis de potássio no sangue. O diagnóstico é feito com exames de sangue e urina e normalmente exames de imagem. O tratamento envolve a correção da causa da lesão renal aguda e, algumas vezes, a diálise.

Qual a razão da ira pré-renal?

Relação Ureia/Creatinina séricas: Relação > 40 sugere IRA pré-renal, ... A FENa é calculada como uma razão do clearance sódio pelo clearance de creatinina. Geralmente, a FENa é menor que 1% na IRA pré-renal e maior que 1% na IRA intrínseca (> 2% usualmente indica necrose tubular aguda).

Qual o tratamento pré-renal?

IRA pré-renal: o tratamento consiste basicamente na reposição volêmica, na otimização hemodinâmica e nas medidas gerais citadas acima.

Qual a fração de sódio na ira pré-renal?

Vale notar que a fração de excreção de sódio na IRA pré-renal pode estar aumentada pelo uso de diuréticos ou em situações de depleção volêmica com bicarbonatúria, como vômitos e perdas prolongadas por sonda gástrica aberta.

Qual a diferença entre injúria e doença renal crônica?

IRA pós-renal (< 5%): Obstrução aguda do trato urinário. Para causas de injuria renal aguda, vide tópico ‘Diagnóstico Diferencial’. A distinção entre injúria renal aguda e doença renal crônica é arbitrária e deve levar em consideração o tempo de evolução da doença e os exames prévios.

Postagens relacionadas: