Qual é a célula dos poríferos?

Índice

Qual é a célula dos poríferos?

Qual é a célula dos poríferos?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Quais são os três tipos morfológicos de poríferos e como são suas estruturas?

Tipos e Classificação Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo. Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.

Quais são as células dos poríferos responsáveis pela filtração?

Coanócito: principal célula responsável pela filtração dos poríferos. Por serem flagelados, os coanócitos criam um fluxo de água que entra pelos poros e sai pelo ósculo da esponja. A filtração é a principal forma de ciclagem de nutrientes do meio externo para o meio interno do porífero.

Qual é o sistema de sustentação do corpo das esponjas?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Como é formado o corpo das esponjas qual a função de cada componente?

Os porócitos possuem um canal interno que permite a entrada da água do meio externo para o átrio. A coanoderme é a camada interna formada por células chamadas de coanócitos (ou células de colarinho). Os coanócitos são células flageladas e com uma membrana em forma de colarinho em sua região apical.

Qual é a classificação dos poríferos?

Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae. → Calcarea: Possui apenas representantes marinhos com espículas formadas principalmente por carbonato de cálcio.

Quais são os tipos morfológicos das esponjas conforme o grau evolutivo?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples. A parede é fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela. Esta é revestida por coanócitos.

Como funcionam os poríferos?

Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos.

Como encontrar os poríferos no mar?

Os Poríferos são aquáticos e a maioria vive no mar. A maneira mais fácil de se achar um é procurando em rochas e madeiras submersas no litoral de regiões tropicais e subtropicais, porém também podem ser encontrados em mares árticos. As espécies mais comuns de esponjas formam crostas amarela, laranja ou cinza.

Qual a parede externa dos poríferos?

A parede externa dos poríferos é chamada de pinacorderme. A cavidade interna é revestida pelos coanócitos, células ovoides e com flagelos. O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas. Existem ainda os amebócitos, células livres presentes entre as camadas de pinacócitos e coanócitos.

Como os poríferos possuem o corpo perfurado?

Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai à água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor). Eles realizam a digestão intracelular.

Postagens relacionadas: