O que é a cauda de um cometa?
Índice
- O que é a cauda de um cometa?
- Como se chama a cauda dos cometas?
- O que faz um cometa se movimentar?
- Como é produzida a cauda dos cometas?
- Qual é a temperatura de um cometa?
- Qual é a velocidade de um cometa?
- O que o cometa é formado?
- Qual é a parte de um cometa?
- Como surge um cometa?
- O que impacto de um cometa pode causar?
- Quais são as partes principais do cometa?
- Qual a origem da palavra cometa?
- Qual a diferença entre coma e cometa?
- Qual a periodicidade do cometa?
O que é a cauda de um cometa?
A cauda é um rastro de poeira e gases ionizados (em azul, na foto) que pode se estender por algumas centenas de milhões de quilômetros e que o cometa vai deixando pelo caminho.
Como se chama a cauda dos cometas?
Cabeleira ou Coma: aparece como uma nebulosidade sobre o núcleo, como se fosse a capa do núcleo do cometa ou atmosfera. É a origem da cauda do cometa e contém gases simples a base de hidrogênio e oxigênio.
O que faz um cometa se movimentar?
Resposta: O núcleo do cometa, que é sua porção sólida, está envolto em uma nuvem de gás e poeira chamado de coma. Somente quando se aproxima do Sol, o cometa dá origem ao coma a partir da reação do núcleo, que tem baixa atração gravitacional. Por sua pequena massa nuclear, o cometa movimenta-se rapidamente.
Como é produzida a cauda dos cometas?
A cauda é formada pela pressão eletromagnética (exercida pelos raios solares) e pelo vento solar. A cabeleira e a cauda têm em média, de milhões de vezes o diâmetro do núcleo.
Qual é a temperatura de um cometa?
A partir dos dados de Virtis, os cientistas puderam determinar que a temperatura média de sua superfície é de -70°C. Embora seja frio, ainda é quente demais para que um cometa a esta distância fique totalmente coberto de gelo.
Qual é a velocidade de um cometa?
A grande velocidade (por volta de 250.000 km/h) com a qual os meteoros entram na atmosfera junto ao atrito com o ar normalmente destroem a maioria dos meteoros menores, produzindo pequenos detritos, os chamados meteoritos.
O que o cometa é formado?
Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. ... Com os gases, saem também os grãos de poeira cósmica. A mistura de gás e poeira cósmica é chamada coma ou cabeleira.
Qual é a parte de um cometa?
Os cometas são formados por três partes: cabeleira, cauda e núcleo.
Como surge um cometa?
A princípio, no nosso Sistema Solar se trata de uma nuvem de gelo aproximava-se do Sol em contínuo aquecimento. Com isso, a pressão solar fez com que a nuvem girasse de maneira rotativa. Já distante do Sol, o material gelado aglomerou-se, formando cometas.
O que impacto de um cometa pode causar?
Um único cometa poderia produzir múltiplos “furacões” de meteoros, o que já é uma informação preocupante. Além disso, impactos menores podem criar bastante fumaça meteórica e gerar resfriamentos repentinos por alguns anos, além de incêndios generalizados.
Quais são as partes principais do cometa?
Cometas possuem três partes principais: o núcleo, a cabeleira e a cauda - e são formados principalmente de rocha, poeira e gelo. Núcleo: todos os fenômenos que ocorrem no cometa têm origem a partir de seu núcleo. Ele é feito de gelo (um gelo bem sujo) e pode pesar de um quilo a algumas dezenas de toneladas.
Qual a origem da palavra cometa?
A palavra cometa é originada da palavra do Latim cometes que vem da palavra do grego komē, que significa "cabeleira da cabeça". Aristóteles usou pela primeira vez a derivação komētēs para descrever cometas como "estrelas com cabeleira". O símbolo astronômico para cometas ( ☄) consiste de um disco com uma cauda similar a uma cabeleira.
Qual a diferença entre coma e cometa?
Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.
Qual a periodicidade do cometa?
Sua periodicidade foi determinada pela primeira vez em 1705, pelo astrônomo inglês Edmond Halley, cujo nome foi dado ao cometa. [1] Em sua aparição de 1986, o Halley se tornou o primeiro cometa a ser observado em detalhes por uma espaçonave, fornecendo os primeiros dados da estrutura de seu núcleo, bem como o mecanismo da cabeleira e cauda . [ 5 ]