O que é um argumento válido?
Índice
- O que é um argumento válido?
- Como saber se a premissa é verdadeira?
- Pode haver argumento válido com premissas falsas?
- Como identificar as premissas é a conclusão de um argumento?
- Qual dos argumentos é válido?
- O que é uma premissa verdadeira?
- Quais os critérios para avaliar um argumento?
- Quando um argumento dedutivo é válido Isso significa que se as premissas são falsas a conclusão é falsa?
- Quando um argumento é determinado como válido Isso significa que automaticamente a sua conclusão deve ser tomada como verdadeira Por quê?
- Qual a minha definição de argumento válido?
- Qual o argumento válido para a conclusão?
- Qual a validade destes argumentos?
- Será que as premissas são verdadeiras?
O que é um argumento válido?
Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.
Como saber se a premissa é verdadeira?
Veja que o termo antecedente da condicional é F. Logo, independente do valor lógico de “Jair é botafoguense”, essa premissa é verdadeira. Aqui temos V –> V, que é uma condicional verdadeira.
Pode haver argumento válido com premissas falsas?
Argumentos tanto podem ser válidos ou inválidos. Se um argumento é válido, e a sua premissa é verdadeira, a conclusão deve ser verdadeira: um argumento válido não pode ter premissa verdadeira e uma conclusão falsa. ... Um argumento válido pode ter premissas falsas e uma conclusão falsa.
Como identificar as premissas é a conclusão de um argumento?
Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa. Inferência é a operação pela qual se passa da verdade da premissa para a verdade da conclusão.
Qual dos argumentos é válido?
Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira.
O que é uma premissa verdadeira?
Em Lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. ... Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
Quais os critérios para avaliar um argumento?
Assim, o primeiro conselho para avaliar argumentos, que é também o mais importante, é o seguinte: comece sempre por perguntar se as premissas são verdadeiras e se a conclusão se segue delas. Não acredite que um argumento tem de ser sólido simplesmente porque concorda com a conclusão.
Quando um argumento dedutivo é válido Isso significa que se as premissas são falsas a conclusão é falsa?
Os argumentos não são verdadeiros nem falsos. Os argumentos dizem-se válidos ou inválidos. Feitas estas considerações, podemos dizer que um argumento dedutivo é válido quando as premissas e a conclusão estão de tal maneira relacionadas que é impossível o caso de as premissas serem verdadeiras e a conclusão falsa.
Quando um argumento é determinado como válido Isso significa que automaticamente a sua conclusão deve ser tomada como verdadeira Por quê?
Para que o argumento seja válido, não basta que a conclusão seja verdadeira. É preciso que as premissas e a conclusão estejam relacionadas corretamente. Distinguir os raciocínios corretos dos incorretos é a principal tarefa da lógica. Os argumentos sempre apresentam uma ou mais premissas e uma conclusão.
Qual a minha definição de argumento válido?
A minha definição de argumento válido é: aquele em que a conclusão está contida de forma actual nas premissas consideradas de forma abstracta (argumento dedutivamente válido) ou em que a conclusão está contida potencialmente nas premissas consideradas de forma concreta, substancial ou empírico-ideal (argumento indutivamente válido).
Qual o argumento válido para a conclusão?
«Def 3. Argumento válido. Um argumento é válido se o conjunto das suas premissas tem como consequência a conclusão.»
Qual a validade destes argumentos?
Os seguintes argumentos, por exemplo, são dedutivamente válidos: A neve é branca. Kant era solteiro. Logo, não era casado. Contudo a validade destes argumentos não pode ser estabelecida recorrendo unicamente à forma lógica...» (Desidério Murcho, Pensar outra vez, filosofia, valor, verdade, Edições Quasi, V.N.Famalicão, 2006, pag 115-116).
Será que as premissas são verdadeiras?
Esses argumentos têm duas premissas e uma conclusão. Quem quer que aceite as premissas como sendo verdadeiras terá de aceitar que suas conclusões também são verdadeiras.